As tradicionais “fitinhas” de devoção amarradas por fiéis no portão da basílica santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), serão retiradas amanhã (30) no início da manhã. Este é um rito que acontece anualmente, como um momento de oração.

“As fitas de devoção a Nossa Senhora de Nazaré são sinônimo de fé”, disse o padre barnabita Josué Bosco ao site O Liberal. São os padres barnabitas que atuam no santuário.

“Durante todo o ano os fiéis devotos amarram suas fitinhas no gradil em frente à basílica santuário, esse gesto é para o fiel um compromisso com Deus e Nossa Senhora, pois a cada pedido feito, o devoto se compromete a viver os ensinamentos de Cristo”, acrescentou.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Para o sacerdote, “esse carinhoso apelo que as fitinhas têm junto aos fiéis faz jus a uma cerimônia especial para a retirada, que acontece periodicamente, dando oportunidade para outros fiéis também fazerem seus pedidos à Virgem”.

O rito da retirada das fitas começará às 4h e, às 5h, acontecerá um momento de oração em intenção aos pedidos depositados nas fitas. “A retirada das fitas termina com o ritual de incineração dos pedidos, que simbolicamente se tornam fumaça e sobem aos céus”, disse o padre Josué.