O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom José Otacio Oliveira Guedes, foi nomeado hoje (28) membro do Dicastério para o Clero da Santa Sé pelo papa Leão XIV. Além do bispo brasileiro, quatro cardeais e mais 16 bispos de outros países fazem parte do Dicastério para o Clero.

O Dicastério para o Clero, segundo a Santa Sé, é um organismo que “trata de tudo o que se refere aos presbíteros e diáconos do clero diocesano relativamente às suas pessoas, ao seu ministério pastoral e àquilo que é necessário para o seu frutuoso exercício” e “nestas questões, oferece aos bispos a ajuda necessária”. O atual prefeito do Dicastério para o Clero é o cardeal Lazzaro You Heung sik.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dom José Otacio Oliveira Guedes nasceu em São Sebastião do Maranhão (MG), no dia 26 de fevereiro de 1974. Foi ordenado padre em 29 de agosto de 2000, pelo então arcebispo de Niterói, dom Carlos Alberto Navarro.

Entre 1995 a 1998, fez bacharelado em Teologia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, em Roma. Entre 1998 a 2001 fez mestrado em Teologia Bíblica pela Gregoriana de Roma; Entre 2008 a 2012, fez doutorado em Teologia Bíblica pela PUC-Rio; Entre 2013 a 2016, foi diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói, Entre 2017 e 2020, foi missionário na arquidiocese de Porto Velho (RO); Em junho de 2020, foi nomeado reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Em 15 de maio de 2024, foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte, pelo papa Francisco.