3 de jul de 2025 às 16:25
O bispo de Ponta de Pedras (PA), dom Teodoro Mendes Tavares, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi nomeado hoje (3) membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé pelo papa Leão XIV.
O Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, segundo a Santa Sé, “favorece e regulamenta as relações com os membros e os grupos das religiões não compreendidas na designação do nome de cristão, excetuando-se o Judaísmo cuja competência cabe ao Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos”. Ele foi criado em 17 de maio de 1964 pelo papa são Paulo VI como Secretariado para os Não Cristãos e depois renomeado como Dicastério por são João Paulo II.
Sua missão é “ajudar os bispos diocesanos/eparquiais na formação daqueles que se empenham no diálogo inter-religioso”, favorecendo “as relações com os membros e os grupos das religiões não compreendidas na designação do nome de cristão, excetuando-se o Judaísmo cuja competência cabe ao Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos”, mantendo um “diálogo com os seguidores de outras religiões” para que “se desenvolva de forma conveniente, com uma postura de escuta, estima e respeito”, a fim de que, “através da contribuição de todos, se promovam a paz, a liberdade, a justiça social, a proteção e salvaguarda da criação, os valores espirituais e morais”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu em 7 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, pequeno país africano. Em 1984, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo e fez sua profissão religiosa em 1986. Foi ordenado padre em 11 de junho de 1993.
Em novembro de 1994, foi enviado para o Brasil como missionário na prelazia de Tefé (AM), onde exerceu suas funções sacerdotais por 16 anos. Em 16 de fevereiro de 2011, foi nomeado bispo auxiliar de Belém do Pará pelo papa Bento XVI. Em 10 de junho de 2015, foi nomeado bispo coadjutor de Ponta de Pedras (PA) pelo papa Francisco. Em 23 de setembro de 2015, o papa Francisco o nomeou bispo de Ponta de Pedras.
Segundo o regional Norte 2 da CNBB, “o ecumenismo é uma área na qual dom Teodoro tem especialização”. Em 1995, recebeu o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin e foi bispo referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2 da Conferência. Além disso, foi professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecumênica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas. Ele também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.