24 de jun de 2025 às 16:29
O arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, foi nomeado hoje (24) membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pelo papa Leão XIV.
Para a arquidiocese de Porto Alegre, “trata-se de mais um reconhecimento do santo padre à missão e ao testemunho de dom Jaime no serviço à Igreja, especialmente à vida consagrada”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Como atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e profundo conhecedor da realidade eclesial latino-americana, Dom Jaime continuará contribuindo de modo significativo com este importante organismo da Cúria Romana, que acompanha e anima homens e mulheres que dedicam suas vidas como consagrados e consagradas”, escreveu em nota a arquidiocese.
O cardeal Jaime Spengler é arcebispo de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo papa Francisco. Em maio de 2019 foi eleito o primeiro vice-presidente da CNBB e em 24 de abril de 2023, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito presidente da CNBB, com o mandato de 2023 a 2027. Ele também é o bispo referencial da CNBB para o Colégio Pio Brasileiro, em Roma; bispo referencial do Regional Sul 3 da CNBB para Vida Consagrada e Ministérios ordenados; e vice-presidente da Comissão Especial para o Acordo Brasil-Santa Sé da CNBB. Além disso, ele é membro dos Dicastérios para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e do Instituto de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé, no Vaticano.