Por anos, Luisa Lomelí acreditou ter encontrado um caminho para a paz na Nova Era. Na verdade ela mergulhou num universo de práticas que combinavam energias e símbolos, a ponto de, segundo ela, chegar a "consagrar a Satanás" as famílias que a procuravam em busca de ajuda.

Lomelí disse à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, que se envolveu com o ocultismo em um momento difícil na vida. “Eu estava em busca de Deus, em busca de cura. Foi por isso que me envolvi, sendo católica, nisso. Eu estava em busca de cura (...) Eu me sentia muito mal, tinha muitos problemas emocionais e buscava ajuda”.

Seu primeiro contato foi com o feng shui, prática chinesa que alega identificar correntes positivas e negativas em casas ou edifícios. Isso, diz ela, lhe deu uma sensação de equilíbrio. Por uma década, Lomelí ministrou cursos e recomendou outros métodos: ioga, constelações familiares, reiki, cura prânica, leitura de cartas, numerologia e angelologia.

“Eu não sabia que era algo ruim, porque eu curava: curava casas, curava pessoas. Na minha opinião, eu estava fazendo o bem a eles”, disse ela. “Eles me contrataram para fazer o bem, e eu nunca imaginei que fazer feng shui ou fazer uma cura fosse consagrá-los a Satanás”.

Embora Luisa diga que sentiu alívio no início, sua vida logo se tornou inquietante. "Nunca pensei que, em vez de me curar, isso me causaria cada vez mais problemas", lamentou.

O que é a Nova Era

O documento Jesus Cristo portador da água viva. Uma reflexão cristã sobre a New Age, publicado em 2003 pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé faz uma reflexão sobre essas práticas.

O documento diz que alguns deles buscam dominar "as forças da natureza e buscam se comunicar com outros mundos para descobrir o destino dos indivíduos, para ajudá-los a sintonizar a frequência apropriada e aproveitar ao máximo a si mesmos e suas circunstâncias".

"Na maioria dos casos, é completamente fatalista", alerta o texto da Santa Sé.

Segundo um estudo deste ano do Pew Research Center sobre as tradições religiosas de 35 países, nos países latino-americanos pesquisados, cerca da metade da população acredita que feitiços, maldições e outras práticas mágicas influenciam a vida.

Quando se trata de consultar médiuns ou usar horóscopos, o Peru lidera a lista com 16% das pessoas dizendo que já os usaram, seguido pela Argentina e Chile, com 14% cada; e México, com 12%.

Caminho para a conversão

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Depois de anos imersa no ocultismo, Luisa começou a se sentir mal. “Eu estava sentindo formigamentos por todo o corpo havia um ano e fizeram vodu em mim”, o que a impedia de dormir.

“Procurei curandeiros e xamãs”, disse ela. “Consultei todo mundo, e ninguém conseguia parar esse formigamento e essas crises noturnas”.

“Eu não sabia o que estava acontecendo comigo. Eu sabia que era algo espiritual (...), mas não sabia de onde vinha nem por quê. Eu imaginava que fosse algo Nova Era, mas eu realmente não sabia que era pecado, que era errado”, confessa Luisa.

Uma conhecida deu-lhe o que chamou de “receita espiritual”: assistir à missa, confessar-se, comungar e ouvir o Evangelho em latim, mas alertou-a de que deveria fazer isso “com fé, pedindo a Deus, e Deus a ajudará”.

Mais em

Assim, ela chegou à catedral metropolitana da Cidade do México, onde, assim que entrou, orou: "Meu Deus, por favor, liberta-me". Então, sentiu que "o Espírito Santo estava me esperando, e foi uma libertação, uma cura impressionante".

"Eu me senti aquecida, em paz, e chorei muito", diz ela. "O formigamento parou completamente, eu me senti renovada", tanto que ela permaneceu no templo por mais cinco horas.

"Graças ao Santo Rosário, eu me recuperei", disse ela. Luisa se lembra de rezar cerca de sete vezes por dia, assistir à missa diariamente e passar longos períodos diante do Santíssimo Sacramento, repetindo: "Cura-me, Senhor, cura-me, Senhor, cura-me, e eu fui curada para a glória de Deus".

Aviso sobre práticas ocultas: “Não se envolva”

Sua mensagem para aqueles que se sentem atraídos ou acham que práticas como feng shui, reiki, ioga, leitura de cartas são inocentes é clara: "Não se envolvam nisso, esse não é o caminho a seguir".

Ela diz que essas são "portas que você abre para Satanás, e quando você abre essa porta, ele não entra só na sua vida, ele entra na vida dos seus filhos, porque ele é um demônio que circula por toda a sua casa".