“Realidades ocultas são fenômenos que, de alguma forma, estão além da compreensão humana, geralmente, relacionados a aspectos espirituais ou crenças pessoais. As pessoas, muitas vezes, recorrem a essas realidades em busca de favores ou benefícios, mas sem ter a certeza a que estão realmente recorrendo, pois como o próprio termo sugere, são ‘escondidas’, isto é, que escapam à compreensão puramente humana. Essas pessoas acabam se deparando com o charlatanismo, ou ainda tendo contato com realidades espirituais malignas, que podem levá-las a necessitar de exorcismos”, disse à ACI Digital o missionário da Comunidade Canção Nova, Danilo Gesualdo.

Gesualdo é um dos organizadores do aprofundamento ‘Exorcismo e as realidades ocultas’, que acontecerá na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), de 4 a 6 de outubro. Segundo ele, o evento quer “abordar questões ligadas a realidades espirituais, com o intuito de destacar um tema sempre presente em nossa sociedade, seja através de filmes ou literatura: o exorcismo”.

Além disso, “decidimos complementar o aprofundamento explorando a temática de fenômenos ocultos, que frequentemente são as causas que levam as pessoas a necessitarem de exorcismos”.

Para Gesualdo, “abordar esse tema é de extrema importância nos dias de hoje, especialmente considerando os dados que indicam uma queda no número de católicos no Brasil”. “Como afirmava um dos maiores exorcistas do nosso século, padre Gabriele Amorth: ‘onde a fé diminui, aumenta-se a superstição’. É nessa crise de fé que as pessoas, muitas vezes, se voltam para realidades que colocam em perigo suas almas”, disse.

Durante o evento, o tema será abordado “da forma como a Igreja e o seu magistério ensinam, sem dramatizações ou sensacionalismos, ensinando o que os católicos podem ou não fazer ao depararem com essas realidades”.

Danilo Gesualdo recordou que “a Igreja Católica oferece todos os recursos que precisamos para sermos felizes”. Portanto, “um católico jamais deve recorrer a qualquer tipo de realidade voltado ao ocultismo, a magia ou a feitiçaria, pois corre o risco de sofrer distúrbios diabólicos”.

“O Catecismo da Igreja Católica, nos números de 2110 a 2132 deixa muito claro aquilo que devemos rejeitar e jamais recorrermos a estas realidades, nem mesmo com a intenção de conseguirmos coisas boas, pois há consequências, ainda que as pessoas não tenham má intenção”, disse.

O número 2110 do Catecismo da Igreja Católica diz: “O primeiro mandamento proíbe honrar outros deuses, além do único Senhor que Se revelou ao seu povo: e proíbe a superstição e a irreligião. A superstição representa, de certo modo, um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por defeito à virtude da religião”. Os parágrafos seguintes falam especificamente sobre a superstição, a idolatria, a adivinhação e magia, a irreligião, o ateísmo e o agnosticismo.

“O Catecismo afirma, no número 28, que ‘o homem é um ser religioso’. Portanto, o homem está sempre buscando algo que o transcenda, que esteja acima dele, sobrenatural, que lhe ajude a viver os desafios do dia a dia. Isso faz com que ele se depare com a realidade espiritual, à qual todos nós estamos envolvidos. E essa realidade espiritual contém também uma realidade decaída, de trevas e escuridão, do combate que os espíritos do mal travam contra os filhos de Deus. Isso desperta o interesse das pessoas pelo assunto, gera especulações e questionamentos”, disse Gesualdo.

Inicialmente, o aprofundamento seria apenas presencial. Mas, à grande procura e extensa lista de espera, os organizadores decidiram estendê-lo para a modalidade on-line.

O evento contará com a presença do exorcista da diocese de Lamego, Portugal, padre Duarte Lara; do consultor teológico da Associação Internacional de Exorcistas (AIE) e ex-diretor da Comissão de Doutrina da Fé da arquidiocese do México, padre Rogelio Alcántara Mendoza; do exorcista da arquidiocese de Florianópolis (SC) e membro da AIE, padre Pedro Paulo Alexandre; do padre Pablo Henrique de Faria, da diocese de São Luís de Montes Belos (GO); e do professor e teólogo espanhol Luis Santamaria Del Rio, membro fundador da Rede Ibero-Americana de Estudos e Seitas.

Para mais informações sobre o aprofundamento ‘Exorcismos e as realidades ocultas’, acesse AQUI.