6 de ago de 2025 às 09:59
A arquidiocese de Porto Alegre (RS) lançou ontem (5) a campanha “Ajuda Humanitária em favor do Povo Palestino”, a fim de coletar recursos para ajudar a população da Faixa de Gaza. A iniciativa é feita em parceria com organizações da sociedade civil do Rio Grande do Sul.
“O que está acontecendo naquele pedaço de chão é um genocídio”, disse o arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “É inadmissível que o mundo, que se vê civilizado, permaneça em silêncio. Usar a fome como arma de guerra é inaceitável. É inumano”.
“Todos somos irmãos. A Igreja sempre será promotora da paz, do diálogo e de espaços de convivência digna. Essa ação é um reflexo da nossa humanidade, não de pertença religiosa apenas, mas de um chamado ético e moral”, disse o arcebispo, ao citar a encíclica Fratelli tutti e o documento conjunto com líderes muçulmanos, ambos do papa Francisco, que conclamam ao respeito e à fraternidade universal.
Para dom Jaime, “o terrorismo é o grito dos desesperados, e é inadmissível”. Mas, ele disse que “a resposta que vemos hoje é inaceitável, sobretudo porque atinge crianças, mulheres e os mais pobres”. “A vida humana, especialmente a dos menores, está sendo ceifada pela fome e pela violência”, disse.
Doações
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
As doações para a campanha são recebidas via Pix para uma conta da mitra arquidiocesana de Porto Alegre. Todo o valor arrecadado será destinado ao Instituto das Obras de Religião, conhecido como Banco do Vaticano. Em seguida, será destinado ao Patriarcado Latino de Jerusalém, que atua na Faixa de Gaza.
“Não importa se muito ou pouco. O ditado diz que uma gota d’água transforma o oceano”, disse dom Jaime.
O arcebispo também ressaltou a transparência da campanha. “Se chegar um centavo, esse centavo precisa ser dito de onde veio, para onde foi, com quem foi e como chegou. A transparência, para nós, é fundamental nesse caminho”, disse.
A chave Pix para a doação é 51 993935814. Os dados da conta são: Caixa Econômica Federal, agência 0448, conta 578476662-3, CNPJ 92.858.000/0001-45




