8 de jul de 2025 às 16:14
Líderes católicos e autoridades governamentais declararam solidariedade e apoio às vítimas das enchentes catastróficas que atingiram o condado de Texas Hill, no Texas, EUA, no fim de semana.
O número de mortos subiu ontem (7) para 94, segundo autoridades de condados do Texas, com o Camp Mystic, acampamento cristão feminino devastado na última sexta-feira (4), confirmando que 27 garotas morreram. Dez meninas e uma conselheira do acampamento ainda estão desaparecidas.
A igreja católica de Notre Dame, em Kerrville, fez uma missa em memória das vítimas das enchentes no último domingo (6). Depois da missa, o arcebispo de San Antonio, Gustavo Garcia-Siller, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que a Igreja está "ouvindo o clamor de todos os que sofrem, e seu clamor não está sendo ignorado".
Ele disse que “a dor, a tristeza e a morte não têm a última palavra”; em vez disso, “a bondade, a verdade, o amor e o cuidado têm, e a esperança nunca morre”.
A missa já havia sido programada como missa de posse do padre Scott Janysek, novo pároco da paróquia.
Em sua primeira homilia como pároco em Notre Dame, Janysek disse que “só existe uma única comunidade” num momento de crise.
“Sejamos católicos ou protestantes... neste momento, não existem fronteiras”, disse o padre. “Somos uma comunidade, e todos estamos sofrendo”.
“Somos uma só Igreja”, disse também o pároco. Ele perguntou à congregação: “O que significa Católico?”
“Universal”, responderam os fiéis.
“Sim, significa universal”, disse o padre. “É uma descrição do que somos. Somos a Igreja universal. Somos uma comunidade”.
Janysek falou sobre as duas meninas que frequentavam a escola católica Santa Rita, em Dallas, que se afogaram e foram encontradas com as mãos entrelaçadas a 24 km de onde estavam hospedadas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Estamos conectados à Igreja em Dallas”, disse ele. “Estamos conectados a todas as igrejas do nosso Estado. Sofremos com eles”.
O arcebispo de Galveston-Houston, Joe S. Vasquez, disse no último sábado que a arquidiocese se juntou à arquidiocese de San Antonio em "oração pelos afetados pelas recentes e severas inundações" e pedindo a proteção e o conforto de Deus para as vítimas, suas famílias e socorristas.
“Confiamos as almas daqueles que partiram à misericórdia de nosso Pai celestial e pedimos a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, disse também Vasquez. “Implorando sua assistência no resgate dos que ainda estão desaparecidos”.
O padre Norm Ermis, pároco da igreja católica de São Pedro em Boerne, cidade a cerca de 64 km de Kerrville, disse na missa do último domingo que a paróquia seria informada sobre como ajudar as vítimas das enchentes na próxima semana.
Ermis disse que passa muito tempo no rio Guadalupe e estava de luto com todos que perderam entes queridos.
Bridie Chaudoir, moradora da cidade de San Antonio, disse à CNA que quase enviou a filha para o acampamento Mystic este mês, mas decidiu enviá-la no mês que vem. Se tivesse ido este mês, estaria na cabana de Bubble Inn, que foi levada pelas águas da enchente e cujos ocupantes, acredita-se, morreram.
Os filhos e sobrinhos de Chaudoir foram resgatados do Campo La Junta, que também fica em Hunt, Texas. Seu filho, Henry, de 12 anos, disse à CNA que rezou uma dezena do terço, a oração do anjo da guarda e a oração de são Miguel arcanjo na noite anterior à enchente.
Ela disse à CNA que a resposta da comunidade do Camp Mystic aos seus membros enlutados foi "esmagadoramente linda".
O governador do Texas, Greg Abbott, do Partido Republicano, declarou o último domingo um dia de oração pelas vítimas. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou o condado de Kerr uma área de desastre federal no último domingo, e o Escritório de Fé da Casa Branca emitiu um comunicado naquela noite, dizendo nas redes sociais: "Que Deus envolva todos no Texas com seus braços amorosos. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido (Salmo 34:18)”.





