A arquidiocese de Brasília celebra a solenidade de Corpus Christi amanhã (19) na Esplanada dos Ministérios com missa solene às 17h. A arquidiocese espera a participação de cerca de 50 mil fiéis.

“É como Arquidiocese que prestamos nossa fé pública na Eucaristia; manifestamos que ela é o centro da nossa vida e que Cristo Eucarístico é tudo para nós”, disse o cardeal Paulo Cezar Costa. “A Eucaristia é o sacramento da unidade e, unidos, a Igreja de Brasília celebrará com beleza”.

Este ano, a arquidiocese convida os fiéis a refletirem sobre o valor e a importância da Eucaristia, “um dos sete sacramentos, instituído por Jesus na Última Ceia: “Este é o meu Corpo... Isto é o meu Sangue... fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26)”, ressalta a arquidiocese.

A preparação para a solenidade em Brasília começa às 6h, com a confecção do tapete de 125 metros de extensão feito por grupos jovens da arquidiocese. Segundo a arquidiocese, o tapete é composto por 25 quadros com temas da fé católica, feitos com serragem, borra de café, sal, areia, palha de arroz e coloração líquida.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Às 13h30, os fiéis são convidados a participar dos momentos de louvor e animação com bandas católicas. A partir das 15h, os padres da arquidiocese atenderão confissões dos fiéis e às 17h, acontece a missa solene de Corpus Christi, celebrada pelo cardeal Paulo Cezar Costa, que depois da missa fará uma procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento no papamóvel usado por são João Paulo II em sua visita a Brasília, em 1980. O trajeto percorrerá o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à catedral e durante a caminhada serão concedidas três bênçãos: a primeira aos doentes, a segunda aos governantes e a terceira às famílias.

Jubileu dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Este ano, a solenidade de Corpus Christi em Brasília também celebra o Jubileu dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, por ocasião do Jubileu Ordinário do Ano Santo de 2025, instituído pelo papa Francisco, com o tema “Peregrinos da Esperança”.

Segundo a arquidiocese, atualmente Brasília tem cerca de 7,5 mil ministros, todos “convocados” por dom Paulo Cezar para participar da solenidade na Esplanada. “De forma simbólica, 2,8 mil ministros permanecerão à frente do palco, enquanto 500 auxiliarão na distribuição da Sagrada Comunhão”, disse a arquidiocese.