Para comemorar os 50 anos da visita de são Josemaría Escrivá ao Brasil, a Opus Dei fez uma programação especial com lives, encontros e documentários. Também haverá uma missa em ação de Graças na Basílica de Aparecida (SP), na próxima terça-feira (28).

“O Brasil! A primeira coisa que vi foi uma mãe grande, formosa, fecunda, terna, que abre os braços a todos, sem distinção de línguas, de raças, de nações, e a todos chama filhos”, disse são Josemaria Escrivá durante a visita que fez ao Brasil há 50 anos, de 22 de maio de 1974 a 7 de junho de 1974.

A Opus Dei é um movimento de leigos fundado na Espanha em 1928 pelo padre José María Escrivá de Balaguer cujo carisma é a santificação da vida no mundo. Dados oficiais de 2020 publicados pela Opus Dei dizem que há 93,4 mil membros no mundo todo.

O padre Escrivá foi canonizado pelo papa são João Paulo II em 2002.  

Segundo o site da Opus Dei, “em sua passagem pelo nosso país, ele ficou profundamente comovido ao conhecer a variedade de raças e culturas do povo brasileiro e o amor que uns demonstraram pelos outros”.

“Desde o primeiro dia em que pus os pés nesta terra abençoada, que estou encantado, que estou feliz porque contemplo o que se pode fazer, o que se faz e o que se fará no Brasil e a partir do Brasil”, disse o santo e um de seus discursos em São Paulo.

“Eu entendo que o povo brasileiro é e será um grande povo missionário, um grande povo de Deus”, acrescentou são Josemaria Escrivá no discurso.

Há 50 anos, quando veio, a Opus Dei só estava presente em São Paulo. Agora, se espalhou por todas as regiões do país e faz o seu apostolado em mais de 30 cidades.

No contexto das comemorações, a editora Quadrante lançou uma nova edição limitada e comemorativa do livro São Josemaria Escrivá no Brasil, do padre Francisco Faus que é membro da Obra. Para promover o livro, a editora fez uma live hoje (22) com o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Antônio Augusto, que é membro da Opus Dei, com o tema: As mensagens de São Josemaria Escrivá para o Brasil de hoje.

Para dom Antonio Augusto, que conheceu são Josemaria Escrivá durante a sua visita, o maior ensinamento que ele deixou para o país foi “amar a unidade que é próprio do DNA brasileiro que nasceu católico numa missa que é o sacramento da unidade”.

“Ele viu no Brasil uma escola”, disse dom Antônio Augusto. “Uma escola para a Igreja, uma escola para a humanidade, uma escola de convivência, uma escola de fé.”

Depois do Brasil, ele também visitou diversos países da América Latina, por isso a Opus Dei lançou um site especial para comemorar o Cinquentenário de São Josemaria na América Latina.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Três frases de são Josemaria Escrivá no Brasil

1.        “Eu não vim ao Brasil para ensinar nada. Eu vim ao Brasil com os olhos e corações abertos, para que entrem tantas coisas boas e fiquem aqui e as poderei levar para o mundo dizendo que são vossas, e por serem vossas são cristãs, são humanas e divinas”.

2.        “Filhos, não se dão conta o suficiente da bênção de Deus que é para vocês viver nesta grande nação brasileira. Mas, amem a sua fé católica, amem a sua fé cristã, não esqueçam que a Igreja foi fundada por Jesus Cristo de uma maneira hierárquica. Não há duas igrejas, há uma”.

3.        “Não esqueçam de que a Igreja não muda, é a mesma de sempre. Rezem como rezavam nossas mães e nossos avôs. Coloquem o mesmo empenho em lutar contra vocês mesmos e eu também colocarei.  Vamos ser fiéis ao Senhor e todas as grandezas naturais do Brasil se converterão em bênçãos sobrenaturais, não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro”.

Programação das comemorações dos 50 anos de são Josemaria Escrivá no Brasil

22 de maio

 Às 20h, Relançamento gratuito do documentário “Um santo entre nós”, uma produção original da Lumine TV que narra, com imagens inéditas, a visita de São Josemaria Escrivá no nosso país. O documentário ficará disponível no canal do Youtube da Lumine.

26 de maio

Mais em

26 - Às 20h, haverá uma live no perfil @saojosemarianobrasil, com o Comitê de organização do Cinquentenário de São Josemaria Escrivá no Brasil e com Matheus Bazzo, fundador da Lumine TV e da Minha Biblioteca Católica, para falar sobre o Making of do documentário “Um santo entre nós”.

28 de maio

28 - Às 12h, Missa em Ação de Graças dos 50 anos de São Josemaria no Brasil na Basílica Nova de Aparecida. A TV Aparecida fará a transmissão pela rede de televisão e pelo canal do Youtube.