O santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara (SC), será elevado a basílica menor no dia 14 de setembro, data da festa Exaltação da Santa Cruz, às 15h, anunciaram ontem (20), o bispo de Criciúma (SC), dom Jacinto Inacio Flach, e o reitor do santuário, padre Antônio Vander.

Esta será a primeira basílica menor da diocese de Criciúma e de Santa Catarina.

Para dom Jacinto Inacio, a elevação do santuário a basílica menor concedida pelo papa Francisco é como um presente que coroa a caminhada de evangelização dos “dez anos do início das obras de construção do santuário dedicado ao Coração de Jesus”, celebrado em abril e os “26 anos de criação” da diocese de Criciúma” que será celebrado no “dia 27 de maio”.

Ainda em um vídeo, o bispo de Criciúma (SC) ressaltou que a basílica menor já "é uma grande alegria" para a diocese e toda a região de Içara e tem certeza que “os filhos e filhas de Deus” encontrarão na futura basílica um espaço de encontro com a misericórdia de Deus, pois o santuário foi "construído” e “pensado” para isso.

O reitor do santuário, padre Antônio Vander disse a elevação do santuário à basílica menor  “é importante pois expressa uma proximidade ainda maior com o magistério da Igreja” e explicou que a igreja “reconhece dois tipos de basílicas: as maiores, que são apenas quatro e estão no Vaticano e as menores, que estão espalhadas pelo mundo”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O título de basílica menor ao santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi concedido pelo papa Francisco, em 17 de abril devido à sua importância espiritual e histórica. Esta é a maior honraria que uma igreja fora de Roma pode receber do papa.

O decreto Domus Ecclesiae da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos (atual Dicastério), que inclui as "normas para a concessão do título de basílica menor”, diz que existem igrejas “dotadas de uma especial importância para a vida litúrgica e pastoral, que podem receber do Sumo Pontífice o título de ‘Basílica Menor’, mediante o qual vem expresso um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

Segundo a diocese de Criciúma, o santuário entregou os documentos conclusivos do pedido de elevação à basílica a Santa Sé em dezembro de 2023 e foi outorgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  O material continha um “memorial descritivo de todos os espaços” da igreja, assim “como a apresentação de cada uma das expressões religiosas em torno do santuário, como “imagens, vitrais e objetos litúrgicos” e todos “os critérios que levam um templo” a receber o reconhecimento de basílica menor.

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi inaugurado em 23 de abril de 2017, tem o formato de cruz latina e abrange uma área de 13,5 hectares, composto por outras igrejas, caminhos de oração, monumentos, campanário, convento e auditório. Ela é a segunda maior igreja de Santa Catarina, com a capacidade para mais de três mil pessoas. Diariamente há diversas celebrações eucarísticas e também são realizados periodicamente os sacramentos do batismo e do matrimônio.