A igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade (SP), foi elevada à basílica menor. O título foi recebido no contexto das comemorações dos 175 anos de criação da paróquia, que pertence à arquidiocese de Sorocaba (SP).

As basílicas menores são os templos que receberam esse título devido à sua importância espiritual e histórica. Segundo o decreto Domus ecclesiae da então Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (atual Dicastério), que contém as "normas para a concessão do título de Basílica Menor", existem algumas igrejas “dotadas de uma especial importância para a vida litúrgica e pastoral, que podem receber do Sumo Pontífice o título de ‘Basílica Menor’, mediante o qual vem expresso um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

Segundo a arquidiocese de Sorocaba, o projeto para elevação da igreja de Nossa Senhora da Piedade à basílica menor “teve início após aprovação do arcebispo [dom Julio Endi Akamine] e do conselho de presbíteros da arquidiocese”. Em seguida, teve o consentimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em agosto de 2022. Em setembro do mesmo ano, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovou a abertura do processo.

“Após a autorização da Santa Sé para a abertura do processo, compondo uma comissão própria, demos início na preparação do questionário a respeito da igreja, com informações sobre sua parte histórica, estrutural, artística e religiosa. Anexamos extenso acervo de fotos de toda a igreja, ilustrando todos os itens descritos, como dimensões e arquitetura da igreja, espaços oracionais, imagens para veneração, objetos litúrgicos e história do templo”, disse o pároco e agora reitor, padre Júlio César Fernandes, em texto publicado no site da arquidiocese.

Em junho de 2023, a documentação foi finalizada e enviada à Santa Sé. O arcebispo Julio Endi Akamine recebeu o decreto que confere o título de basílica menor à igreja de Nossa Senhora da Piedade no dia 6 de outubro.

“O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos reconhece que a igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade é seguramente referência na atividade litúrgica e pastoral, sobretudo na celebração da eucaristia, da penitência e dos outros sacramentos, sempre com fiel observância às normas litúrgicas e, deste modo, favorecendo a participação ativa do povo de Deus em seus sagrados mistérios, com uma catequese permanente a luz dos documentos da Igreja”, disse o padre Fernandes.

A data para a missa de instalação da basílica menor de Nossa Senhora da Piedade ainda não foi definida.