A Itália enfrenta uma grave crise demográfica por causa da taxa de natalidade que atingiu mínimos históricos. No entanto, no meio deste panorama, a região Trentino-Alto Adige/Tirol do Sul, e a sua capital Bolzano, é uma exceção.

Esta área, que faz fronteira com a Áustria a norte e a leste e é apelidada de “universo paralelo de procriação”, mantém uma taxa de natalidade constante graças ao seu investimento nas crianças e nas famílias.

Segundo um artigo do New York Times de 1º de abril, a razão para a taxa de natalidade constante é que o governo provincial desenvolveu ao longo do tempo uma densa rede de benefícios familiares, que vão muito além dos bônus exclusivos para bebês oferecidos pelo governo nacional.

Em Bolzano, os pais têm descontos em creches, produtos para cuidados infantis, mantimentos, saúde, contas de energia, transporte, atividades extracurriculares e acampamentos de verão.

Segundo o New Tork Times, “a província complementa os auxílios nacionais para o cuidado de crianças com centenas de euros a mais por criança” e tem programas de cuidado infantil, incluindo um em particular “que certifica educadores para converterem os seus apartamentos em pequenas creches [escolas infantis]”.

Tudo isto ajuda a dar às mulheres mais liberdade para trabalhar, o que é vital para a economia, diz  o New Tork Times.

O site da provícia autônoma de Bolzano diz: “A província apoia as famílias, começando pelas contribuições financeiras a favor dos lares com crianças e através do trabalho realizado pela Agência Familiar para entidades que prestam serviços de cuidado infantil. A Agência familiar também fornece informações aos pais e trabalha para melhorar as condições familiares. As famílias do Alto Adigio precisam viver bem e desfrutar, mesmo numa perspectiva futura, de uma boa qualidade de vida.”

Tudo se refere às famílias nessas áreas. Caminhando por Bolzano ou Tirol do Sul, você pode ver muitos folhetos anunciando mochilas com a frase “Bem-vindo bebê”, cheias de livros ilustrados e conselhos para novos pais.

“A diferença é que tem um investimento constante, ao longo dos anos, ao contrário da maioria das políticas nacionais pontuais. Ninguém planeia ter filhos com base em políticas únicas”, disse Agnese Vitali, demógrafa da Universidade de Trento, ao New York Times.

Além do cheque estadual, as famílias podem solicitar um cheque provincial.

Outro benefício de Bolzano é o cartão de benefícios “Família+”, promovido pelo município e ligado à marca Despar Aspiag Service (rede de supermercados), que se compromete a fornecer um talão com 12 vouchers, no valor de 10 euros cada, para famílias com três ou mais filhos.