Centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil e de outros países têm acordado de madrugada para rezar o rosário, acompanhando transmissões online feitas por religiosos no Youtube e redes sociais. São iniciativas que surgiram durante a pandemia de covid-19 – devido à pandemia ou por motivos pessoais – e não só se mantiveram depois, como também vêm crescendo a cada dia.

“Simplesmente um despertar, me trouxe de volta a minha fé católica, acendeu a chama que estava apagada”, disse à ACI Digital a empreendedora Ana Luiza Cruz, de Campo Grande (MS). Durante a Quaresma, ela foi uma das milhares de pessoas que rezavam o rosário às 4h com frei Gilson Azevedo, religioso da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. “Esse é meu terceiro rosário da madrugada de muitos que virão”, disse Ana Luiza. “Se pudesse dizer a todos o quanto é renovador. E o mais interessante é que não falta forças para trabalhar durante o dia, a sua fé te reconstitui”

O rosário na madrugada transmitido por frei Gilson acontece durante a Quaresma e na Quaresma de São Miguel, de 15 de agosto a 29 de setembro. Foi uma das iniciativas que surgiu durante a pandemia, quando medidas restritivas impuseram o isolamento social. Mas esse não foi o motivo que levou o frei a começar o rosário.

“O rosário na madrugada surgiu de uma penitência pessoal”, disse o religioso. “Eu, frei Gilson, já tinha alguns anos de sacerdócio e veio no meu coração de fazer uma penitência que fosse mais ousada, que eu pudesse me entregar mais a Deus através dessa penitência”, contou. Foi então que “Deus colocou no meu coração rezar o rosário durante 40 dias às 4h diante do Santíssimo Sacramento”.

Na época, frei Gilson pensou na possibilidade de transmitir o rosário, mas não com o objetivo de atingir multidões, e sim para que, “se alguém estivesse sem dormir, com dificuldades de dormir, teria aquele amparo e poderia rezar junto” com ele.

“Eu fui percebendo que, no Evangelho, Jesus gostava de acordar na madrugada. Jesus passava noites inteiras em oração. Então, eu queria seguir este exemplo de Jesus. Se Jesus rezava na madrugada, tinha algum motivo para isso. Fui percebendo que, sim, a madrugada é uma hora de penitência, a madrugada é uma hora de solidão, a madrugada é uma hora diferenciada de encontro com Deus. Então, o objetivo dessa inciativa era fazer com que a madrugada, a hora que Jesus gostava de rezar, fosse uma hora de penitência e fosse um horário de profunda comunhão com Deus”, disse.

Também durante a pandemia, o Instituto Hesed, com sede em Fortaleza (CE), começou um rosário na madrugada que, atualmente, “acontece de 1º de janeiro a 31 de dezembro, com exceção apenas dos domingos”, disse à ACI Digital a irmã Edwirges Maria.

A ideia começou em março de 2020, quando o governo do Ceará determinou o fechamento das igrejas, junto com outros locais públicos, como medida de contenção à pandemia de covid-19. “As pessoas ficaram sem acesso à igreja, sem acesso ao lugar sagrado, o lugar da oração, o lugar eucarístico. Então, para que as pessoas não ficassem sem seu momento de oração, sem ver Jesus, nós começamos a transmitir adorações”, contou. Essas transmissões eram direcionadas para “os leigos da nossa casa, são pessoas que trabalham fora, têm sua vida familiar, mas se agregaram ao instituto ou se identificaram”, mas “eles começaram a compartilhar” e “nós ficamos sem entender de onde estava surgindo tanta gente”, acrescentou.

A partir daí, as fundadoras, madres Kelly Patrícia e Jane Madeleine, “perceberam que Deus queria algo mais e foi quando começou a receber o formato de um grupo de oração online, digamos assim, que recebeu o nome de Exército de São Miguel”. E logo começaram a transmitir a oração do rosário às 4h. “Lembrando que somos um instituto predominantemente mariano, já rezamos o rosário desde a fundação há 26 anos. Nossa vida já começa na madrugada. Então, costumamos dizer que levamos para o online o que já vivíamos”, disse a irmã Edwirges Maria.

Tanto no caso do rosário de frei Gilson como no do Instituto Hesed, os números de acessos começaram a se multiplicar a cada dia. “Começou a chegar muita gente e isso foi me deixando até assustado na época, porque eram números de 10 mil pessoas, de repente, 20 mil, 30 mil e, já na primeira Quaresma, chegamos a 317 mil pessoas num determinado dia”, contou frei Gilson. Durante a Quaresma deste ano, as transmissões do santo rosário na madrugada chegaram a atingir por vários dias mais de 900 mil visualizações no Youtube. O vídeo de 22 de março, 33º dia da Quaresma, tem mais de 1 milhão de visualizações. Já a soma das visualizações das transmissões do Instituto Hesed somente em março deste ano chegou a mais de 10 milhões apenas no Youtube.

Frei Gilson atribui este resultado “simplesmente à graça de Deus”. “Primeiro, Deus me escolheu, Nossa Senhora me escolheu. Eu não sou melhor do que ninguém, eu não faço nada de especial, eu simplesmente rezo o rosário diante de Jesus. Agora, por que este rosário desperta tantas pessoas para orar? Simplesmente, a única resposta que tenho é que é uma escolha de Deus também na vida dessas pessoas, é um chamado de Nossa Senhora na vida dessas pessoas e é a graça Dele. Não tem projeto humano, não tem ideias humanas, porque simplesmente se reza o rosário”, disse.

A irmã Edwirges Maria concorda. “Vimos nisso muito mais uma iniciativa de Deus do que humana. Uma coisa realmente cresce quando Deus quer”, declarou. A religiosa ressaltou que “o coração humano quer Deus, todos os corações desejam Deus”, porque “Deus nos fez assim, com essa sede Dele”. “Então, quando o coração humano descobre um caminho que dá Deus, é como que consequência ela ser atraída, como um ímã mesmo”, disse.

“Hoje, as redes sociais amplificaram, deram a oportunidade de chegar mais rápido às pessoas aquilo que já existia na Igreja e não vai mudar nunca. Mudança no conteúdo da fé católica não vai existir. Mas, o que acontece é o uso bom dois meios. E Bento XVI falava isso: o uso das inovações para fazer chegar às pessoas a Verdade de sempre”, acrescentou.

Frei Gilson ressaltou que, quando as inciativas de oração na madrugada começaram, “muitas pessoas atribuíram” o grande número de participantes à “pandemia”, porque, “como todo mundo estava em casa, todo mundo começou a rezar”. “Hoje, a história mostra o contrário, que o rosário não foi por causa da pandemia, foi por causa de uma penitência pessoal, e tantas pessoas rezando e orando, elas continuam mesmo depois da pandemia. Aliás, depois da pandemia aumentou. Então, mostra que eu tinha algo em mente quando fiz o rosário na madrugada, mas Deus tinha algo muito maior que Ele foi me revelando aos poucos”.

Muitas pessoas têm dado um retorno tanto para o frei Gilson como para o Instituto Hesed com testemunhos de graças alcançadas depois que começaram a participar do rosário na madrugada. “Nunca vi tantos testemunhos no meu ministério sacerdotal”, disse o frei. São relatos de curas físicas, conquistas na área financeira ou de Justiça. “Mas, os maiores testemunhos são testemunhos de conversão, testemunhos de volta para Igreja, de restauração de casamentos, de conversão de verdade, abandono do pecado, renúncia a vícios”, destacou frei Gilson.

Segundo a irmã Edwirges Maria, além dos relatos dos fiéis, o instituto também tem recebido respostas positivas de bispos e muitos padres. “Eles nos contam que as pessoas tomaram consciência maior da missão delas na Igreja, passaram a procurar mais a paróquia, passaram a buscar uma vida sacramental, os padres nos dizem que confessam mais”, disse.

A empreendedora Ana Luiza Cruz contou à ACI Digital que ainda não alcançou a “graça que vem pedindo a Jesus”. “Mas não irei parar”, disse, “porque o tempo de Deus é perfeito, e não acontece quando eu quero e sim quando Ele quiser. Enquanto isso, vou sendo uma pescadora de homens, tentando trazer mais gente para rezar conosco e espalhando a fé”.

Para frei Gilson, “o rosário tem proporcionado um encontro com Deus”. “Hoje, é um mundo acelerado, um mundo que não reza mais, que está esquecendo Deus. O trabalho, a rotina, tudo tem tomado o lugar de Deus. E, este horário na madrugada tem feito as pessoas terem um horário que elas nunca imaginaram que poderiam ter para se encontrar com Deus. Neste horário, as pessoas estão encontrando paz, encontrando Deus, neste horário Deus está falando com elas, Deus está curando”, concluiu, ressaltando que, com o rosário na madrugada, as pessoas podem “dar o seu primeiro horário para Deus”.