O Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria foi sancionado ontem (5) pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e publicado hoje (6) no Diário Oficial da União.  A data será comemorada anualmente no dia 7 de outubro, dia em que a Igreja celebra a memória da Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário.

A Lei 4943/23 de autoria da deputada Simone Marqueto (MDB-SP) e relatada pelo deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE) foi aprovada por unanimidade nas duas casas do Congresso Nacional.

“No Santo Rosário, o cristão medita os mistérios da vida de Jesus Cristo. É uma oração poderosa, que santifica as famílias, liberta os cativos e converte os corações. É com o Rosário que o nosso coração se acalma ao abrir uma corrente para o espírito e se conectar com o divino. O Rosário é “arma” espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo. Que no dia 7 de outubro de cada ano, ao meio-dia, nós, católicos, possamos juntos fazer a oração do Rosário da Virgem Maria”, escreveu Marqueto no texto da Lei.

Para o relator, Luiz Gastão o Rosário “tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade”.

A oração do rosário contempla a vida de Jesus na Terra em quatro momentos, chamados de mistérios: os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos.

Segundo o Vatican News, a devoção do Rosário remonta ao ano de 1212, quando são Domingos de Gusmão, durante sua permanência em Toulouse, na França viu a Virgem Maria e ela lhe entregou o rosário, como resposta a uma de suas orações, como arma para combater a heresia albigense. Outra experiência com o rosário ocorreu em 1571, quando os muçulmanos faziam pressão nas fronteiras da Europa e foi formada uma Santa Liga para impedir seu avanço. Papa Pio V, que era dominicano e muito devoto de Nossa Senhora, abençoou a bandeira de guerra, com o símbolo do crucifixo entre os apóstolos Pedro e Paulo e, no alto, o lema de Constantino “In hoc signo vinces”. Este símbolo, além da imagem de Nossa Senhora, com a inscrição “S. Maria succurre miseris”, foi o único que sobressaía no destacamento da Santa Liga. O papa também pediu a todos os cristãos na época para participar da batalha mediante a oração do santo rosário. E no dia 7 de outubro de 1571 a vitória aconteceu e todos atribuíram a conquista à intercessão de Nossa Senhora.