Hoje (15) é dia de um santo pouco conhecido chamado santo Abúndio, que aparentemente viveu enclausurado no Vaticano e fez um milagre surpreendente graças à intervenção do próprio são Pedro apóstolo.

O site de pesquisa sobre os santos Santi e Beati diz que santo Abúndio era um “mansionário” da Basílica de São Pedro, termo que segundo o dicionário Caldas Aulete se refere a um eclesiástico “encarregado da guarda de uma igreja, e que por isso era obrigado a residir ao pé dela”.

O Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, o apresenta como “funcionário do Vaticano”.

Santo Abúndio é conhecido graças ao papa são Gregório Magno (aprox. 540-604), que o apresenta como alguém muito humilde e diligente no serviço divino. Ele não especifica em que período viveu, mas segundo o Vatican News ele morreu em 564.

O site Santi e Beati diz que são Gregório contou que na basílica havia uma mulher paralítica que rastejava pelo chão com a ajuda dos braços.

A pobre menina implorou um milagre a são Pedro. Assim o apóstolo lhe apareceu em sonho, dizendo-lhe que fosse até Abúndio.

A paralítica voltou à basílica e, ao encontrar o santo, contou-lhe a mensagem mística. Assim, santo Abúndio tomou-a pela mão e ela ficou completamente curada.