O patriarca católico latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, tinha planejado viajar a Roma para tomar posse de seu título de cardeal hoje (15). Mas ele não viajou por causa da situação na Terra Santa, agravada com o recente ataque do Irã a Israel.

Pierbattista Pizzabala foi criado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 30 de setembro de 2023 junto com outros 21 cardeais.

A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que a sua posse com o título de Santo Onófrio, marcada para hoje às 18h (hora de Roma), foi adiado para data ainda a definir.

O ataque do Irã a Israel

Na noite de sábado (13), o Irã lançou centenas de mísseis e drones de seu território, a maioria dos quais foram interceptados fora do território israelense.

Segundo diversas autoridades iranianas, como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, este ataque seria uma resposta a uma anterior ofensiva israelense contra o consulado iraniano em Damasco, Síria, no início deste mês de abril.

Hoje (15), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reuniu-se novamente com o seu gabinete de guerra para avaliar a resposta ao ataque.

Papa Francisco pede cessar-fogo

Na oração Regina Caeli de ontem (14), o papa Francisco apelou ao fim da violência na Terra Santa e apelou ao diálogo.

“Acompanho em oração, com preocupação e também tristeza, as notícias das últimas horas sobre o agravamento da situação em Israel por causa da intervenção por parte do Irã”, disse o papa Francisco no Vaticano.

“Faço um forte apelo para que cessem odas as ações que possam alimentar a espiral de violência, com o risco de levar o Oriente Médio a um conflito bélico ainda maior”, continuou Francisco.