A Santa Sé confirmou aquela que será a mais longa Viagem Apostólica do Pontificado do papa Francisco: de 2 a 13 de setembro, ele visitará quatro países da Ásia e da Oceania.

Num comunicado divulgado hoje (12), a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que Francisco visitará as capitais Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e Singapura durante 11 dias na volta do verão.

Ele viajará para Jacarta, capital da Indonésia, de 3 a 6 de setembro; para Port Moresby, capital da Papua Guiné, e Vanimo, capital da província de Sandaun, no noroeste da Papua Nova Guiné, de 6 a 9; Díli, capital de Timor-Leste, de 9 a 11; e para cidade de Singapura, de 11 a 13 de setembro.

Até o momento, a Santa Sé não forneceu os detalhes do programa desta longa viagem, aceita a convite dos respectivos chefes de Estado e autoridades eclesiásticas.

A escolha destes destinos mostra a vontade do papa Francisco de visitar os países de minoria católica, para levar esperança e a sua proximidade aos fiéis, mesmo que isso exija viajar – literalmente – para a outra parte do mundo.

A Indonésia é o país com mais muçulmanos no mundo (são 240 milhões), enquanto os católicos representam apenas 2,9% da população.

A confirmação da Santa Sé mostra também a já evidente melhoria da saúde do papa Francisco, que desde o final de fevereiro sofria de um grave resfriado que em diversas ocasiões o impediu de cumprir a sua agenda.

Será a 45ª viagem apostólica do papa Francisco e a primeira que fará fora da Itália em 2024. A última foi a Marselha, para participar na conclusão dos Encontros do Mediterrâneo, de 22 a 23 de setembro de 2023.

A viagem prevista para Dubai no início de dezembro de 2023 teve que ser cancelada por causa dos problemas de saúde.