A Coleta Nacional de 2024 foi “apoiada com grande disponibilidade” pelos católicos na China, segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias. A coleta acontece todos os anos, no final da Quaresma, como forma de ajudar as obras de caridade apoiadas pelas comunidades católicas na China continental e no exterior.

A iniciativa é promovida pela organização humanitária chinesa Jinde Charities. Este ano, o evento, que tradicionalmente termina no Domingo de Ramos, conseguiu angariar 21.620 euros (R$ 118 mil) na diocese de Pequim.

As dioceses menos ricas, como as das províncias de Jiangsu e Shanxi, contribuíram com 2.315 euros, e as províncias de Guizhou e Shandong contribuíram com 2.576 euros.

A diocese de Xangai decidiu fazer a coleta no Domingo da Misericórdia, 7 de abril, “destacando assim a ligação entre as obras de misericórdia e a mensagem de santa Faustina Kowalska”, disse a Fides.

Até segunda-feira (8), a diocese tinha arrecadado 68.269 euros, entre as paróquias e lares de idosos.

“A prática da Coleta também aponta o caminho da santificação, é movida pelo amor de Deus manifestado no amor às pessoas”, disse o bispo de Xangai, dom Joseph Shen Bin.

Fides elogia o sucesso do dia, como nos anos anteriores, e disse que isso se deve em grande parte “à possibilidade de poder verificar sempre a máxima transparência no uso das doações coletadas”.

“Entre os projetos financiados estão iniciativas de ajuda depois de inundações e terremotos em várias partes da China, bem como as promovidas depois do terremoto de Hualien, em Taiwan, a erupção do vulcão na Guatemala e o tsunami na Indonésia, em 2018”, concluiu a agência.