A diocese de Xangai, China, registrou 470 batismos na Vigília Pascal da Semana Santa de 2024.

Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, que recolhe informações do jornal católico chinês Xinde, deste grupo um total de 349 receberam também o crisma e a primeira comunhão.

A agência Fides informa também que 142 batismos foram celebrados na catedral de Pequim na noite de Páscoa; 100 na Igreja da Imaculada Conceição, fundada pelo jesuíta Matteo Ricci, no século XVII; e 25 na igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Uma igreja dedicada a são Francisco Xavier

A Agência Fides informa também que no dia 4 de abril o bispo de Ningbo, na província de Zhejiang, dom Francis Xavier Jin Yangke, celebrou a consagração da nova igreja de Wenling dedicada a são Francisco Xavier, santo jesuíta que evangelizou a Índia e o Japão; e morreu antes de chegar à costa da China continental.

Na missa de consagração, que contou com a presença de todos os padres da diocese, cerca de 30 jovens e adultos foram crismados.

A nova igreja de são Francisco Xavier tem formato de cruz, fachada neobarroca, mede 39 metros de comprimento e tem área de 1,5 mil metros quadrados.

A sua construção custou quase 8 milhões de yuans, cerca de R$ 5,6 milhões, arrecadados com doações dos fiéis, uma importante contribuição da diocese e do governo.

A perseguição sofrida pela Igreja na China

Apesar do acordo para a nomeação dos bispos entre a Santa Sé e o governo comunista da China assinado em 2018 e renovado em 2020 e 2022, a perseguição contra a Igreja continua e, em alguns casos, piorou.

Em janeiro deste ano, o bispo de Wenzhou, dom Peter Shao Zhumin, foi preso depois de se recusar a aderir à Associação Patriótica, organização criada pelo regime comunista para tentar controlar a Igreja na China.