O papa Francisco nomeou dom Thaddeus Wang Yuesheng bispo de Zhengzhou, na província de Henan, na China, uma diocese que está vacante há 70 anos.

Embora o papa tenha nomeado o bispo em 16 de dezembro do ano passado, segundo o Acordo Provisório entre a Santa Sé e a China, a nova nomeação só foi anunciada hoje (25), dia em que o bispo Yuesheng foi consagrado.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o novo bispo nasceu em Zhumadian, Henan em 27 de fevereiro de 1966.

Estudou Filosofia e Teologia no South Central Seminary de 1987 a 1993 e foi ordenado padre em Hankou, em 17 de outubro de 1993.

Foi pároco em Zhengzhou e, desde dezembro de 2011, é pároco no distrito de Huiji, também em Zhengzhou.

Estado atual das relações China-Vaticano

Durante a coletiva de imprensa no voo de retorno de sua viagem a Mongólia em setembro de 2023, o papa Francisco garantiu que "as relações com a China são muito respeitosas" e que "os canais estão muito abertos".

Ele destacou que, "para a nomeação de bispos, há uma comissão que vem trabalhando há algum tempo com o governo chinês e o Vaticano".

Em setembro de 2018, a Santa Sé e a China assinaram um acordo provisório sobre a nomeação de bispos, cujo conteúdo ainda não foi publicado. Esse acordo foi renovado em duas ocasiões, a última delas em setembro de 2022.

"A comissão presidida pelo cardeal Pietro Parolin está indo bem nesse caminho amigável: eles estão fazendo um bom trabalho, também do lado chinês, as relações estão no caminho certo. Tenho grande respeito pelo povo chinês", disse o papa.

Durante a coletiva de imprensa, o papa Francisco também considerou que "é preciso avançar no aspecto religioso para nos entendermos melhor e que os cidadãos chineses não pensem que a Igreja não aceita sua cultura e seus valores e que a igreja depende de outra potência estrangeira".