O papa Francisco deu uma “escapada” especial na tarde de hoje (11), e saiu do Vaticano para se encontrar com um grupo de 200 crianças numa paróquia de Roma.

No breve comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, informa-se que o papa Francisco visitou a paróquia de São João Maria Vianney, em Borghesiana, na periferia de Roma.

O papa Francisco encontrou-se com um grupo de 200 crianças da catequese e de forma descontraída respondeu a algumas das suas perguntas.

 

As crianças fazem perguntas ao papa Francisco. Crédito: Vatican Media.
As crianças fazem perguntas ao papa Francisco. Crédito: Vatican Media.

Nas imagens do encontro, divulgadas nas redes sociais, é possível ver como o papa Francisco cumprimenta as crianças.

Segundo o Dicastério para a Evangelização, durante aproximadamente uma hora, o “papa catequizou com as crianças”.

Respondendo às suas perguntas, deu uma breve catequese sobre o tema da oração de ação de graças, dizendo que é uma das mais importantes da vida cristã.

“É importante dizer obrigado para tudo. Por exemplo, se você entrar na casa de uma pessoa e não dizer obrigado e com licença, ou não cumprimentar, é bonito isso? A primeira palavra é ‘obrigado’. A segunda é ‘com licença’”, disse ele às crianças da paróquia do subúrbio de Borghesiana, no setor oriental da diocese.

“A terceira palavra é 'desculpa'”, continuou o papa. Uma pessoa que nunca pede desculpa é boa? É difícil pedir desculpas, às vezes vem com a vergonha e o orgulho. Mas é importante quando alguém errar, pedir desculpas. Três palavras: obrigado, com licença, desculpa”.

Depois, o papa Francisco perguntou às crianças: “Mas vocês rezam? Como vocês rezam? O que vocês podem dizer ao Senhor?” Uma das crianças lembrou que reza com a família antes de comer.

“Ele disse algo importante. Mas você sabia que existem tantas crianças que não têm o que comer? Agradeço ao Senhor por me dar comida? Agradeço por me dar uma família?

A última pergunta tocou no tema da fé. “Mas vocês são cristãos? - perguntou o papa Francisco - vocês têm fé? Vamos dizer isso juntos. Obrigado, Senhor, por me dar fé.”

Durante o diálogo, uma das perguntas mais emocionantes das crianças veio de Alice, de dez anos. “Como posso agradecer ao Senhor na doença?” “Inclusive nos momentos escuros, temos que agradecer ao Senhor, porque Ele nos dá paciência para tolerar as dificuldades. Digamos juntos: obrigado, Senhor, por nos dar a força para tolerar a dor”, disse o papa. As crianças também lhe perguntaram por que havia morte e solidão.

“Devemos sempre agradecê-lo, em todos os momentos. Dou-lhes um conselho – concluiu o papa Francisco – antes de dormir, pense: o que posso agradecer ao Senhor hoje? Agradeça”, convidou.

No final do encontro, as crianças rezaram junto com o papa uma “Oração de Ação de Graças” composta para a ocasião, que ficará como memória de um momento extraordinário nas suas vidas.

Antes de ir embora, o papa Francisco, cumprimentando-as e brincando com elas, deu a cada uma das crianças do catequese um ovo de chocolate.

Ele entregou aos padres e catequistas os primeiros seis volumes publicados na série “Notas sobre a Oração”.

Mais em

O que é a Escola de Oração?

Este foi o primeiro compromisso do papa da chamada “Escola de Oração”, uma iniciativa promovida pela Santa Sé no âmbito deste Ano de Oração e em preparação para o Jubileu 2025.

Através deste projeto, o papa Francisco fará diferentes encontros “com algumas categorias de pessoas para rezar juntos, incluindo algumas formas de oração”

Como disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, estes encontros de oração “dependerão dos compromissos do papa Francisco e possivelmente incluirão pessoas e famílias da diocese de Roma”.