A diocese britânica de Dunkeld informou que o padre Martin Chambers, cuja ordenação episcopal estava marcada para 27 de abril, morreu na terça-feira, aos 59 anos.

“Com profundo pesar e tristeza devo informar-lhes que nosso bispo eleito, Martin Chambers, morreu enquanto dormia na noite passada. Que descanse em paz e que a sua família e entes queridos encontrem conforto no Senhor Ressuscitado e no amor dos familiares e amigos”, informou o administrador diocesano, padre Kevin Golden, numa mensagem transmitida através da conta X da diocese.

O administrador diocesano também convidou os fiéis a se unirem em oração pelo bispo eleito em missa amanhã (12), às 13h, na Catedral de Santo André.

A morte do padre Chambers foi lamentada pelas outras dioceses britânicas.

“O padre Chambers seria ordenado bispo de Dunkeld em 27 de abril. Na semana passada ele viajou para Lourdes para rezar pela sua nova diocese”, disse a arquidiocese de Glasgow em sua conta X.

O padre Martin Chambers nasceu em 8 de junho de 1964 e foi ordenado padre para a diocese de Galloway em 25 de agosto de 1989.

O papa Francisco nomeou-o bispo de Dunkeld em 2 de fevereiro de 2024.

Ao saber da sua nomeação, o padre Chambers disse: “Ao empreender esta nova missão como bispo de Dunkeld, prometo sentar-me em oração como um discípulo aos pés de Jesus, ouvindo a sua voz que me chama a avançar na fé”.

“Juntos, com a força e a inspiração de Cristo, todos poderemos continuar construindo o Reino na diocese de Dunkeld”, disse ele.