Hoje (11) é dia de santa Gemma Galgani, mística que teve a experiência dos estigmas. O demônio a odiava tanto que a atacou brutalmente. Porém, ela invocava a proteção de santos que a ajudavam.

O site de vidas de santos corazones.org diz que santa Gemma (1878-1903) teve uma vida de muito sofrimento e doenças, mas que suportou tudo isso com paciência por amor ao Senhor. Seu anjo da guarda lhe disse: “Se Jesus te aflige no corpo é para te purificar cada vez mais no espírito”.

Um dia, santa Gemma recebeu um livro sobre são Gabriel das Dores. O demônio a tentou com desânimo e disse-lhe que se ela o ouvisse, ele a curaria. Quando estava prestes a sucumbir, acudiu a são Gabriel das Dores e começou a ler o livro. Ela ficou tão maravilhada com o religioso que ele se tornou seu grande amigo.

São Gabriel, santo da congregação Passionista e padroeiro da juventude, apareceu para ela e disse: "Você vê como seu sacrifício foi agradável. Eu vim vê-la pessoalmente. Tente ser boa e eu voltarei”.

No livro são Gabriel das Dores, milagreiro de Deus do padre Ángel Peña, são coletados alguns escritos de santa Gemma. Ela contou que “o diabo batia a minha cabeça no chão”, tanto assim que gritou: “Irmão Gabriel, me ajude”. O santo apareceu ao lado de são Paulo da Cruz, fundador dos Passionistas, e o inimigo fugiu com medo.

Noutra ocasião, o maligno começou a espancá-la, mas graças à intervenção de são Paulo da Cruz o demônio a abandonou.

Numa carta a dom Giovanni Volpi, bispo italiano e seu confessor, ela contou o que Cristo e os santos fizeram. “O diabo me faz sofrer muito, acaba sendo derrotado por Jesus ou por são Paulo (da Cruz) ou pelo meu confrade Gabriel. São sempre esses três. Se visse como ele foge assim que um deles aparece!” ela disse.

A santa disse que aparentemente são Gabriel obteve para ela a graça dada por Jesus de receber os ataques do diabo “apenas à noite”.

Certa vez, o maligno a atormentou com a lembrança de um pecado, perdoado pelo Senhor, que ela cometeu anos atrás e a arrastava pelo chão. Quando estava deitada no chão, ela invocou Cristo, que chegou junto com são Gabriel e lhe restaurou as forças.

“Outro dia, veio o confrade Gabriel. Pareceu-me que ele pôs a mão na minha cabeça e me fez repetir três vezes (Das armadilhas do diabo, livra-nos, Senhor). Pareceu-me que ele me abençoou e me deixou”, escreveu santa Gemma Galgani, que morreu na paz do Senhor com apenas 25 anos.