Santa Gemma Galgani, cuja festa a Igreja celebra hoje (11), foi uma mística muito assídua na oração. Teve até diálogos pessoais com Cristo, que lhe concedeu o dom dos estigmas. A santa escreveu uma oração profunda ao Senhor para pedir uma graça especial.

O site corazones.org narra que santa Gemma se aproximou muito da oração desde pequena. Tanto que alguns parentes a encontraram rezando de joelhos diante de uma imagem mariana aos quatro anos.

Ao responder sobre o que estava fazendo, a menina disse: “Estou rezando a Ave Maria. Saia, estou em oração.”

Aprendeu com sua mãe, dona Aurélia, o amor pela oração e pelas coisas de Deus. A mãe morreu quando Gemma tinha sete anos.

No livro Santa Gemma Galgani, amor total do padre Ángel Peña, é descrito que “ao longo de sua vida, sua oração preferida era repetir dezenas de vezes ao dia: 'Santíssima Virgem, faça de mim uma santa'”.

Segundo Corazones, depois de ser rejeitada por várias comunidades religiosas por causa de sua saúde frágil, Cristo avisou-a que lhe daria grandes graças. Pouco depois, a Virgem Maria apareceu-lhe e o seu anjo da guarda ordenou-lhe que fizesse um ato de contrição.

Então a Mãe de Deus a cobriu com seu manto e Cristo apareceu com suas chagas emanando chamas de fogo, que atingiram os pés, as mãos e o lado da santa. Desta forma ela recebia periodicamente o dom dos estigmas.

Santa Gemma compôs uma oração para pedir uma graça ao Senhor. Nesta oração a alma apresenta-se diante do Senhor cheia de humildade e confiante no poder divino e onipotente. Abaixo, a oração:

“Eis-me aos Teus pés santíssimos,
ó querido Jesus, para manifestar-te a minha gratidão pelas contínuas graças
que me concedeste e ainda desejas conceder-me.
Quantas vezes te invoquei,
ó Jesus, e Tu me fizeste contente.
Muitas vezes recorri a Ti e sempre me consolaste.
Como devo me expressar a Ti, querido Jesus?
Obrigado!

Ainda mais uma graça eu desejo de Ti,
ó meu Deus, se for do teu agrado (mencione aqui seu pedido).
Se tu não fosses onipotente, eu não faria esse pedido.
Ó Jesus, tem piedade de mim. Que tua santíssima vontade seja feita em todas as coisas.”