A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) disponibilizou um “canal de escuta” para “acolhimento e orientação” sobre casos envolvendo o padre Alexandre Paciolli, preso no dia 4 de abril por importunação sexual e estupro de vulnerável. O sacerdote da arquidiocese do Rio de Janeiro foi reitor da igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, entre abril de 2016 a março de 2022.

O padre Alexandre Paciolli foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por importunação sexual e estupro de vulnerável. Os crimes aconteceram contra uma mulher em agosto de 2022 e janeiro de 2023, em Nova Friburgo (RJ). O padre foi preso em Fortaleza (CE), na casa de seu pai.

A PUC-Rio disse estar “reforçando o seu compromisso com a transparência e a justiça”. O canal de escuta foi lançado na terça-feira (9), “por meio do Comitê de Cuidado e Proteção”.

A assessoria da universidade disse à ACI Digital que a criação dessa comissão de escuta “está alinhada às políticas e protocolos de cuidado e transparência da atual gestão da PUC-Rio, inspiradas no papa Francisco”, e que “toda e qualquer informação que chegar ao conhecimento do Comitê será encaminhada aos canais responsáveis”.

Além de possíveis casos envolvendo o padre Paciolli, a comissão “está aberta para qualquer denúncia” relacionada a outras pessoas da instituição.

Alexandre Paciolli foi ordenado padre em 2001, em Roma, na Itália. Foi reitor da capela da PUC-Rio, e não reitor da PUC-Rio, como chegou a ser noticiado em alguns órgãos de imprensa. Também foi pároco da paróquia são José, na Lagoa, zona sul do Rio, e apresentador do programa Mulheres de fé, na TV Canção Nova. É o fundador da Comunidade Olhar Misericordioso, no Rio de Janeiro.

Segundo o MPRJ, a arquidiocese do Rio de Janeiro já havia recebido “diversas notícias de abusos sexuais cometidos pelo padre, havendo, também, outras investigações policiais em curso, em outras comarcas do Estado”.

A arquidiocese do Rio disse “agiu imediatamente” depois de saber das denúncias contra Paciolli e o afastou “de todas as suas funções eclesiásticas e iniciou uma investigação interna para apurar os fatos alegados”.

As denúncias na PUC-Rio podem ser feitas pelo e-mail escuta.comitedocuidado@puc-rio.br, pelo telefone (21) 97637-7447 ou presencialmente no terceiro andar do Edifício Kennedy, em frente ao elevador, das 10h às 13h.