O cardeal Robert Sarah disse aos leigos da diocese católica de Obala, em Camarões, para dar prioridade à oração.

Ao falar aos representantes dos leigos na catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo da diocese de Obala, na última quinta-feira (4), o cardeal nascido na Guiné disse: “A oração é uma oportunidade para o leigo recarregar as baterias e fortalecer o seu relacionamento com o Senhor.”

“Como cristãos, devemos dar prioridade à oração antes da ação, antes da organização”, disse o cardeal Sarah, que foi prefeito da congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, atual dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, de 2014 a 2021.

“Nós, cristãos, somos frequentemente enfeitiçados pelo mundo”, disse Sarah. “Queremos adotar a metodologia do mundo; queremos seguir a organização do mundo para ter sucesso. Mas se olharmos para Jesus, ele não seguiu o mundo”.

Jesus Cristo, disse o cardeal, “permaneceu 30 anos em Nazaré sem dizer nada além de trabalhar e rezar. Hoje a igreja fala muito e reza pouco. É por isso que devemos pedir a Jesus Senhor que nos ensine a orar”.

“Hoje vemos guerras e matanças no mundo, mas Deus nos dá o caminho a seguir. Ele fala à nossa consciência e aos nossos corações no silêncio, na oração silenciosa. A comunidade deve ajudar-nos porque somos uma família, um corpo”, continuou o cardeal, que chegou aos Camarões em 2 de abril para uma visita de uma semana.

“Vocês fazem parte desse corpo e trabalham pela saúde e equilíbrio desse corpo. Vocês devem representar a Igreja na família, na economia, na política, na cultura e assim por diante”, disse o cardeal Sarah.

Ele apelou aos leigos para que desempenhem o seu papel na sociedade como mensageiros de Deus, dizendo: “Deus envia-vos ao mundo como sal da terra e luz do mundo para iluminar as trevas da nossa sociedade; para dar sabor à nossa sociedade de violência.”

“O concílio Vaticano II os coloca no devido lugar”, disse o cardeal. “Vocês devem ser ativos onde quer que estejam, na política, na cultura, na economia, no seu bairro e nas suas famílias, especialmente na família que está abertamente sob ataque da cultura ocidental”.

Ele alertou os representantes dos leigos na diocese de Obala sobre valores estrangeiros que são inconsistentes com o Cristianismo. “A cultura ocidental diz que um homem deve se casar com um homem e uma mulher com uma mulher. Mas devemos respeitar a natureza e a lei de Deus”, disse.

Mais em

“Hoje, o mundo está tão orgulhoso das suas descobertas que pensa que Deus já não é necessário. Mas os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo respeitam a natureza e a vontade de Deus”, enfatizou o cardeal de 78 anos, que iniciou o seu ministério episcopal em dezembro de 1979 como arcebispo de Conacri, na Guiné.

Ele disse que o encontro com os leigos na última quinta-feira (4) teve como objetivo nutrir a fé deles e guiá-los pelos caminhos da verdade e da santidade. O cardeal disse que o objetivo também foi de “encorajar a unidade e a comunhão fraterna dentro da Igreja, fortalecendo os laços que nos unem como povo de Deus”.

O cardeal Sarah falou ao clero da diocese de Obala, na paróquia de St. Anna Efob, sobre o tema “Silêncio na liturgia” em 3 de abril.

O cardeal fez a ordenação sacerdotal de 12 diáconos na última sexta-feira (5); e se encontrou com representantes dos jovens da diocese de Obala no último sábado (6).