Doze cidades portuguesas vão participar da Caminhada pela Vida amanhã, às 15h. A caminhada é uma iniciativa da sociedade civil, representada pela Plataforma das Caminhadas Pela Vida, promovida pela Federação Pela Vida.

“Caminham por todas as vidas humanas. Caminham para defender todos os seres humanos, principalmente, os mais fracos e os mais vulneráveis. Caminham para defender a vida desde o momento da concepção até à morte natural”, disse em nota a Federação pela Vida.

No ano passado, mais de 27 mil pessoas participaram das caminhadas que aconteceram em dez cidades. Neste ano, são duas cidades a mis e a expectativa é que o número de participantes seja maior.

A Caminhada pela Vida vai acontecer em Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto e Viseu.

“A vida é o grande dom que Deus criou e ofereceu ao mundo e particularmente à humanidade”, disse o patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, em vídeo em que convida “convidar com grande veemência, a participar nesta caminhada”.

Dom Rui Valério lembrou que o tema da caminhada é “Sempre pela vida” e disse que “em conjunto, nós vamos levar bem alto o nosso agradecimento por esse dom tão maravilho, por esse dom que nos sintoniza uns com os outros, mas, particularmente, a vida é o principal caminho de verdade, a principal via para chegarmos até Deus”.

O arcebispo de Évora, dom Francisco Senra Coelho, lembrou que em março o aborto foi introduzido como um “direito” na Constituição da França. “De fato é um retrocesso civilizacional, uma preocupação grave. Saibamos ser sim à vida, que Portugal responda neste sim à vida. Évora levanta-te, participa, vai ao encontro e mostra a tua opção pela vida”, disse.

“A nossa sociedade ocidental que criou os direitos humanos, tão belos, tão evangélicos, infelizmente, a nível da vida está a desprezá-la. Os que acreditamos na vida, quer os católicos, quer outros homens e mulheres de boa vontade, somos chamados a dizer que não há valor nenhum superior ao valor vida”, disse o bispo do Porto, dom Manuel Linda.

Para o arcebispo de Braga, dom José Cordeiro, “é dever de todos, e de um modo particular dos cristãos, defender sempre a vida e promover a dignidade de todos os seres humanos”. “Participar na Caminhada pela Vida é, por isso, um gesto que demonstra, antes de mais, gratidão por este dom que Deus nos dá e é, sobretudo, um alerta para que todos se sintam comprometidos em erradicar na nossa sociedade tudo aquilo que representa um atentado à vida e à dignidade dos filhos de Deus”, escreveu em uma mensagem sobre a caminhada.

Segundo a Federação pela Vida, a caminhada terá os seguintes pontos de encontro: em Aveiro, às 14h30, no Largo do Mercado Manuel Firmino; em Beja, às 14h30, em Portas de Mértola; em Braga, às 14h45, na avenida Central; em Coimbra , às 14h30, no Largo da Portagem; em Évora, às 14h30, na Porta da Lagoa; em Faro, às 15h, na rotunda do Liceu João de Deus; em Funchal, às 15h, na avenida do Mar; na Guarda, às 15h, na Alameda de Santo André; em Lamego, às 15h, no Monte da Alcácima; em Lisboa, às 15h, na Praça Luís de Camões; no Porto, às 15h, no Terreiro da Sé; em Viseu, às 15h, no Campo de Viriato.