O papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da 6ª Semana Social Brasileira (SSB), promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para o papa, desde sua primeira edição em 1991, a SSB “propôs-se como caminho para uma ‘Igreja em Saída’, comprometida em derrubar os muros do descarte e da indiferença, acompanhando os mais pobres e carentes dos direitos básicos em sua luta por terra, moradia e trabalho”.

A Semana Social Brasileira é definida em seu site oficial como “processos construídos de forma coletiva com as pastorais sociais, igrejas cristãs, no diálogo inter-religioso, movimentos populares, associações, sindicatos e entidades de ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil”. “Articulam e mobilizam processos pastorais e populares para o debate de questões sociopolíticas, socioeconômicas e socioambientais do país, para uma ação sociotransformadora de justiça social e paz”, acrescenta.

A 6ª SSB tem como tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Teve início em 2020 e a previsão era que o processo se encerrasse em 2022, mas foi alterado devido às medidas restritivas impostas pela pandemia de covid-19. Por isso, o encerramento acontece nesta semana, com a proposta do projeto popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”.

Os participantes estão reunidos em Brasília (DF), onde na terça-feira (19) aconteceu o Encontro Nacional das Pastorais Sociais e ontem (20) começou o mutirão de encerramento da 6ª Semana Social Brasileira, evento que segue até amanhã (22).

Em sua mensagem aos participantes da 6ª SSB, o papa Francisco disse que a Semana Social “propõe uma nova economia, mais solidária, e a revitalização dos valores democráticos que auxiliam a construir uma sociedade onde haja verdadeira participação popular nos processos decisórios da nação”. Também lhes agradeceu por promoverem junto aos jovens a “Economia de Clara e Francisco”.

O papa se disse grato “por promoverem” o chamado que ele fez aos participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares de 2014, quando os convidou a responder “a um anseio muito concreto, a algo que qualquer pai, qualquer mãe, deseja para os próprios filhos; um anseio que deveria estar ao alcance de todos, mas que hoje vemos, com tristeza, cada vez mais distante de ser realidade na vida da maioria das pessoas: terra, casa e trabalho”.

Francisco desejou que o “Mutirão pela vida” produza “abundantes frutos s em favor de uma sociedade mais justa, na qual, como reza a Campanha da Fraternidade deste ano, se vivam a fraternidade universal e a amizade social”. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Por fim, pediu aos participantes da 6ª SSB que “procuremos ver naqueles que são forçados a viver na miséria pelas injustiças sociais o rosto de Jesus que nos instiga a não permanecermos indiferentes, pois, como Ele próprio disse: ‘todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a Mim que o fizestes!’ (Mt 25, 40)”.