“Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas”, escreveu o papa Francisco em sua  mensagem para a Campanha da Fraternidade 2024 da Conferência Nacional dos Bispos  do Brasil (CNBB). A 60ª Campanha da Fraternidade (CF) da CNBB, inspirada na encíclica Fratelli tutti, do papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social, foi lançada hoje (14), no auditório dom Helder Câmara, em Brasília (DF), com o tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A campanha, realizada sempre durante a Quaresma, acontece desde 1962, quando foi criada pelo primeiro bispo auxiliar e administrador apostólico de Natal, dom Eugênio de Araújo Sales, na arquidiocese de Natal (RN).

O texto-base publicado pela CNBB para a Campanha da Fraternidade deste ano diz que “a CF tem clara consciência de ser uma campanha quaresmal — e assim foi desde o começo — que une em si as exigências da conversão, da oração, do jejum e da esmola vividas na linha de uma questão humana e social relevante para o país como um todo. Assim, esta campanha convoca os cristãos a uma maior participação nos sofrimentos de Cristo como possibilidade de auxílio aos pobres”.

“Desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos nesse caminho quaresmal e faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie às pessoas e comunidades dessa querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência. Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, e como penhor de abundantes graças celestes, concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham pela fraternidade universal, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim”, escreveu o papa Francisco .

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers iniciou a abertura da Campanha da Fraternidade 2024 agradecendo aos bispos que impulsionaram a Campanha da CNBB nestes 60 anos, “dom Eugênio Sales e dom Helder Câmara”. Para o secretário-geral da CNBB, são “60 anos ininterruptos” de “uma vivência eclesial em busca de uma conversão pessoal, comunitária e social, com propostas que unem todas as dioceses e a nação inteira”.

Ele também ressaltou que “o cerne, o núcleo, a essência de toda a Campanha da Fraternidade é a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo” e “neste ano, somos convidados a testemunhar a nossa Páscoa, a nossa passagem do pecado, do ódio, do desprezo para a vida em Cristo, como irmãos entre os irmãos. Como construtores de uma amizade social onde quer que estejamos”.

O texto-base da Campanha da Fraternidade publicado pela CNBB diz que a organização quer “fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, ver as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus”. Segundo” deixar-nos iluminar pelo Evangelho que nos une como família e resgata o sentido das relações humanas baseados no respeito e na reciprocidade do bem comum”. Terceiro, “agir conforme a proposta quaresmal, em que nos esforçamos para uma mudança, não só pessoal, mas ‘alargando a tenda’ (cf. Is 54,2), para transformações comunitárias e sociais, em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária”.