Como forma de celebrar os 400 anos da primeira inspiração recebida por sua fundadora, santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo de Recife (PE) estão percorrendo a cidade com um micro-ônibus da caridade, no qual oferecem alimentos e cuidados às pessoas necessitadas.

Segundo Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, com esta iniciativa as freiras respondem ao chamado do papa Francisco para ir às periferias, ajudando as pessoas em situação de rua e insegurança alimentar, problemas crescentes no Brasil que se agravaram durante os anos de 2020 e 2021 com a pandemia do covid-19.

"O Projeto Micro da Caridade surgiu a partir de uma ação social de servir refeições diárias aos moradores de rua e realizar rondas na cidade do Recife. Foi percebida a necessidade de oferecer serviços básicos de higiene, como banho, roupas limpas e cuidados básicos de saúde, que eram luxos inacessíveis para eles", informou a mídia vaticana.

Irmã Alessandra e as voluntárias  em frente do micro-ônibus da caridade. Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província do Recife
Irmã Alessandra e as voluntárias em frente do micro-ônibus da caridade. Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província do Recife

Graças a doações internacionais, o micro-ônibus também tem chuveiros, uma enfermaria e uma barbearia, e beneficia cerca de sessenta moradores de rua. O projeto também é sustentado graças a colaboração de voluntários de diversas áreas que, uma vez por semana, "doam seu tempo e suas habilidades".

Em declarações à Vatican News, as irmãs disseram que, "como Filhas da Caridade, anunciamos o amor misericordioso de Deus através do nosso serviço, seguindo o exemplo de são Vicente de Paulo".

Irmã Raquel cuidando de uma criança na ação da caridade. Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província do Recife
Irmã Raquel cuidando de uma criança na ação da caridade. Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província do Recife

“Colaboramos com outros ramos da Família Vicentina para promover a caridade, mobilizando pessoas de boa vontade e organizando uma rede de serviços e assistência aos pobres. O projeto é transformador e busca promover a saúde e o bem-estar, alinhando-se ao terceiro objetivo de desenvolvimento sustentável", disseram.

Isso permite que os beneficiários se sintam "acolhidos e tratados como seres humanos".

Segundo Vatican News, existem "outras iniciativas semelhantes coordenadas por grupos religiosos e organizações não governamentais também buscam promover o bem-estar e a saúde para todos".

Voluntários e assistidos pelo micro-ônibus da caridade. Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província do Recife
Voluntários e assistidos pelo micro-ônibus da caridade. Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província do Recife

"Como Filhas da Caridade, somos chamadas a ajudar os irmãos em situação de rua, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos que enfrentam outras formas de pobreza, como solidão, abandono e invisibilidade", acrescentaram as religiosas.

"Devemos buscar e encontrar aqueles que são esquecidos, oferecendo ajuda prática e sendo fiéis aos nossos fundadores que responderam ao chamado de servir Cristo nos Pobres", declararam.