Dom Fernando Paiva foi nomeado hoje (21) bispo de Beja, Portugal. Até então, era um dos vigários-gerais da diocese de Setúbal. Ele vai suceder no cargo dom João Marcos, que fará 75 anos em agosto e teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

“Tenho o desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”, disse dom Paiva em mensagem enviada à diocese de Beja.

Dom Fernando Paiva nasceu em 26 de novembro de 1962, em Oliveiras, diocese de Viseu. Formou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de entrar no seminário.

Estudou Filosofia e Teologia no seminário diocesano de São Paulo de Almada. Tem mestrado em Filosofia e Fenomenologia Religiosa, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Foi ordenado padre em 10 de abril de 2005.

Atuou como pároco de Nossa Senhora da Anunciada, foi membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. No seminário maior de São Paulo de Almada, foi prefeito, ecônomo, vice-reitor, responsável pelo acompanhamento dos novos padres e pela formação permanente do clero.