Bom Jesus da Lapa (BA), cuja diocese estava vacante desde julho de 2023, tem novo bispo: dom Rubival Cabral Britto, atual bispo de Grajaú (MA).

Dom Rubival nasceu em Jaguaquara (BA), em 1990 ingressou na ordem dos frades capuchinhos. Foi ordenado padre em 2000. Foi promotor vocacional provincial, secretário provincial, ecônomo e formador, administrador paroquial, definidor provincial para as missões, mestre de noviços. Foi eleito ministro provincial por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2013 e participou de uma missão em Benim, na África.

Em dezembro de 2014, foi diretor do colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista. Durante este tempo fez doutorado em Ciências da Educação, através do Instituto Internacional de Educação na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Federal de Rosário, na Argentina. Em 7 de dezembro de 2016, ele foi nomeado bispo da diocese de Grajaú, pelo papa Francisco. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2017, em Vitória da Conquista. No dia 25 de março foi empossado bispo de Grajaú.