O padre Lucio Nicoletto foi nomeado hoje (13), bispo da prelazia de São Félix do Araguaia (MT) pela Santa Sé. O padre da diocese de Roraima (RR) substituirá dom Adriano Ciocca Vasino, que estava à frente da prelazia desde maio de 2012 e teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

Padre Lucio nasceu em Este, província de Pádua, na Itália e foi ordenado padre na diocese de Pádua, no dia 7 de junho de 1998. Foi sacerdote na paróquia San Michele Arcangelo, em Selvazzano Dentro, na periferia de Pádua até setembro de 2001. Depois tornou-se animador diocesano para as vocações presbiterais e membro da equipe educativa do seminário menor.

Em maio de 2005, foi enviado para as missões do Brasil, na diocese de Duque de Caxias (RJ). Em 2006, serviu na paróquia de Vilar dos Teles, em São João de Meriti (RJ). Em fevereiro de 2007, o então bispo de Duque de Caxias, dom José Francisco Rezende Dias o nomeou para o acompanhamento dos seminaristas da diocese, no seminário interdiocesano de Nova Iguaçu (RJ). Em agosto de 2009, foi diretor espiritual no seminário de Nova Iguaçu e vigário paroquial da catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias. Neste mesmo ano frequentou a escola de formadores, em São Paulo.

Em 2011, foi reitor do seminário de Duque de Caxias e também responsável diocesano do setor juventude, assistente espiritual da pastoral da juventude e do movimento da Renovação Carismática Católica (RCC). Entre 2012 a 2015, foi vigário paroquial da paróquia de Xerém. Em março de 2016, concluiu o curso de mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO).

Em 27 de junho de 2016, iniciou a missão de Pádua, em Roraima junto com padre Benedetto Zampieri e assumiu a paróquia de Caracaraí (RR). Em abril de 2018, o então bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva, o nomeou responsável da catequese e do projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da diocese, e com isso, fez parte do Conselho Presbiteral Diocesano. Em janeiro de 2019, o bispo de Pádua, na Itália o autorizou a permanecer por mais um tempo na diocese de Roraima, assumindo a função de vigário geral. Depois que dom Mário Antônio foi transferido para a arquidiocese de Cuiabá (MT), ele foi nomeado pelo Colégio dos Consultores, administrador de Roraima até 25 de janeiro de 2023, com a chegada do novo bispo, dom Evaristo Pascoal Spengler. Atualmente ele é vigário geral de Roraima (RR).