O padre Edmar José da Silva, da arquidiocese de Mariana (MG), foi nomeado hoje (6) bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

A nomeação atende a um pedido do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, por mais um bispo auxiliar. A arquidiocese tem outros quatro bispos auxiliares: dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, dom Júlio César Gomes Moreira e dom Joel Maria dos Santos.

Dom Edmar José da Silva nasceu em Alto Rio Doce (MG) em 19 de abril de 1975. Começou a se preparar para o sacerdócio no Seminário Menor da Congregação Pequena Obra da Divina Providência, os Orionitas, e depois se transferiu para o Seminário Maior São José, da arquidiocese de Mariana, onde estudou de 1993 a 2000.

Estudou teologia no Seminário Maior de São José, tem pós-graduação em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em filosofia pela Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.

Desempenhou várias funções na arquidiocese de Mariana, sendo diretor do Seminário Menor de Mariana de 2002 a 2004, diretor espiritual do Instituto de Filosofia do Seminário São José de 2007 a 2009 e diretor geral entre 2009 e 2015. Também foi secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2 na Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2020, era pároco e reitor da paróquia e santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.