A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) encarregou a Universidade Católica de Valência (UCV) de fazer um estudo sobre ataques à liberdade religiosa, que será preparado pelo Observatório de Religiões Yves Congar da Faculdade de Teologia.

A proposta partiu da Subcomissão para Relações Interconfessionais e Diálogo Inter-religioso da CEE. Diferentes confissões religiosas com presença na Espanha serão convidadas a colaborar para a elaboração do relatório.

O centro universitário informa em seu site que o objetivo "é oferecer um estudo estatístico realizado em conjunto, não por cada confissão, sobre os ataques à liberdade religiosa que as diferentes tradições religiosas sofrem em nosso país".

O objetivo é fornecer "a partir de parâmetros estritamente acadêmicos", conclusões que permitirão "lutar contra esse flagelo social".

Quem foi o cardeal Yves Congar?

O Observatório de Religiões da UCV leva o nome do frade dominicano Yves Marie-Joseph Congar, discípulo do filósofo francês Jacques Maritain, que passou cinco anos em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante o Concílio Vaticano II, ele trabalhou com teólogos como Joseph Ratzinger e, em 1994, o papa são João Paulo II o elevou à dignidade de cardeal, apenas alguns meses antes de sua morte, em 22 de junho de 1995, aos 91 anos.

O Observatório que leva seu nome tem como objetivo "ser um espaço para encontro e pesquisa multidisciplinar que contribua para uma maior e melhor compreensão da realidade religiosa na sociedade atual", segundo a universidade.

Segundo o seu diretor, Andrés Valencia, o objetivo é "fomentar a fraternidade e a unidade como humanidade, respeitar e valorizar a diversidade religiosa, buscar a verdade e a compreensão mútua, promover a paz e a justiça e participar ativamente do diálogo inter-religioso, conforme proposto na constituição apostólica Veritatis gaudium".