A plataforma de vídeos YouTube informou aos responsáveis pelo Rosário de Ferraz, que reza pela Espanha todas as tardes em Madri desde 12 de novembro, que eles não vão transmitir o evento ao vivo.

Uma mensagem do serviço de suporte da empresa declarou que o canal do Rosário de Ferraz "não tem nenhuma restrição para transmissões ao vivo" e que cumpre "todos os requisitos para fazê-lo".

No entanto, o YouTube "se reserva o direito de aplicar restrições ou penalidades a contas que possam estar contra as políticas" da plataforma de conteúdo.

O responsável pela iniciativa, José Andrés Calderón, denunciou os fatos no X, destacando que essa transmissão vinha ocorrendo há alguns dias sem nenhum problema. "O Rosário é tão perigoso assim? É impressionante", disse ele.

O Rosário de Ferraz ou Rosário Nacional é uma iniciativa de leigos que decidiram invocar a padroeira da Espanha, a Imaculada Conceição, nos portões de seu santuário em Madri, na Calle de Ferraz, onde ocorrem protestos diários contra o governo de Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), desde o início de novembro.

Na origem desses protestos estão os pactos firmados por Sánchez para se manter no poder, que vários bispos denunciaram como "imorais".

A convocação para a oração começou no dia 12 de novembro sem problemas, até que a delegação do governo tentou impedi-la no final do mês, provocando uma onda de contestação pela liberdade religiosa.

Em 8 de dezembro de 2023, dia da Imaculada Conceição, padroeira da Espanha, a convocação foi estendida de forma extraordinária a mais de 100 cidades. Desde então, continua sendo rezado diariamente em Madri, mas foi acrescentada outra convocação nacional no primeiro sábado de cada mês, que foi realizada pela primeira vez em 6 de janeiro e se juntou à "cruzada mundial", promovida pelo bispo auxiliar de Astana, Cazaquistão, dom Athanasius Schneider.