Milhares de pessoas saíram às ruas de Madri, Espanha, ontem (10), para celebrar a tradicional Marcha pela Vida, que acontece todos os anos sob o lema "Sim à Vida", em um dia festivo que foi marcado por testemunhos de impacto.

"É hora de desmascarar as mentiras, os horrores, os negócios e as ideologias que sustentam a cultura da morte e assumir a responsabilidade de reparar, curar e tornar possível a cultura da vida e o verdadeiro progresso", destacaram os organizadores do evento pró-vida em seu manifesto.

Antes do início da marcha, a presidente da Federação Espanhola de Associações Pró-Vida, Alicia Latorre, disse à mídia que o objetivo da marcha é dizer "sim à vida", especialmente "nestes tempos em que há ataques especiais, não apenas por parte da lei, mas também contra aqueles que defendem a vida".

Latorre denunciou que "querem transformar atos em direitos que são objetivamente perversos e que não beneficiam ninguém. Não só tiram a vida dos nascituros ou dos doentes que estão no fim de suas vidas, mas também deixam uma marca profunda em cada pessoa que participa disso e também na sociedade". 

Uma multidão percorre as ruas de Madri na Marcha pela Vida 2024. Nicolás de Cárdenas / ACI Prensa
Uma multidão percorre as ruas de Madri na Marcha pela Vida 2024. Nicolás de Cárdenas / ACI Prensa

Alguns dos manifestantes carregaram faixas com os dizeres "O aborto é um crime disfarçado de solução", "O tamanho do seu corpo não tira os seus direitos", "A vida vale desde o seu início até o seu fim natural" ou "Oração não é assédio". Um grupo de manifestantes marchou atrás de uma faixa com a frase evangélica "Bendito é o fruto do vosso ventre".

Um ato realizado no final do percurso incluiu dois testemunhos após a leitura do manifesto.

"O fato de a vida não ser fácil não a torna menos bela"

Paloma Zafrilla é irmã de Carlos, um jovem que tem 96% de deficiência. "Ele é como uma criança de seis meses. Ele tem 26 anos, mas não anda, não fala, não se comunica. Ele é exatamente como um bebê. O que ele faz é sorrir e reclamar quando algo dói", disse no início de seu discurso.

Quando ele foi diagnosticado aos sete meses, seus pais foram pressionados a não ter mais filhos "porque não sabiam como eles poderiam vir, se o diagnóstico poderia se repetir", e até lhes disseram "que era muito egoísta trazer ao mundo crianças que poderiam viver com esse infortúnio, com esse drama", disse Paloma.

Paloma Zafrilla, irmã de um jovem com 96% de deficiência, fala na Marcha pela Vida 2024. Sí a la Vida
Paloma Zafrilla, irmã de um jovem com 96% de deficiência, fala na Marcha pela Vida 2024. Sí a la Vida

“Chegaram a me dizer que, como mantínhamos Carlitos, no final, isso não era qualidade de vida. Só posso lhes garantir que não há vida melhor do que a que tenho em minha casa. E principalmente, tudo se deve ao meu irmão", acrescentou antes de admitir que a circunstância da deficiência não é fácil.

No entanto, enfatizou: "O fato de a vida não ser fácil não a torna menos bela, é claro. E, nesse caso, é o oposto. É muito mais divertida. E faz você olhar para tudo com uma perspectiva muito mais especial". Ao que o público respondeu com uma salva de palmas.

Antes de concluir seu discurso, Paloma disse que "uma vida nunca é menos vida segundo suas capacidades, porque não somos máquinas e não valemos o que produzimos".

"Meio coração que trotava como um cavalo"

Também passaram pelo palco Clara e Diego com seus três filhos. O mais novo, Felipe, foi diagnosticado na 20ª semana com uma doença cardíaca congênita, síndrome do ventrículo único hipoplásico. Seus pais foram informados de que ele não nasceria, disse a mãe.

Clara contou que, no primeiro exame de ultrassom, com seis semanas, ouviram "aquele meio coração trotando como um cavalo". Quando o diagnóstico foi conhecido, receberam "um prognóstico curto e ruim de vida, catastrófico", resumiu Clara.

Clara e Diego com seus três filhos na Marcha pela Vida 2024. Sí a la Vida
Clara e Diego com seus três filhos na Marcha pela Vida 2024. Sí a la Vida

Os médicos lhes perguntaram durante a gravidez se estavam preparados "porque seria uma vida bastante complicada", ao que Clara acrescentou: "Acho que todos nós podemos dizer que temos vidas complicadas, independentemente de haver doença ou não. E, neste caso, sim, foi complicado, mas cheio de alegria".

A parte mais complicada desse processo foi "que nossa capacidade como pais foi questionada" ao submeter o filho a várias cirurgias e fazer com que seus irmãos mais velhos passassem pelo sofrimento de ver o irmão doente.

Mais em

No entanto, os maus presságios não se confirmaram, e a determinação dos pais de Felipe levou os médicos a unir forças. "Eles se empenharam", reconheceu Clara, a ponto de esse caso ter sido usado para realizar em 2021 o primeiro transplante de uma criança com o coração parado e incompatibilidade sanguínea com o doador. 

Cartaz reivindica o direito de rezar perto de centros de aborto. Nicolás de Cárdenas
Cartaz reivindica o direito de rezar perto de centros de aborto. Nicolás de Cárdenas

Sobre seus filhos mais velhos, Clara diz com orgulho: "Eles estão preparados para o sofrimento, a doença e a morte que tiveram presente. Eles estão tão preparados para isso quanto para ir ao parque”.

Clara concluiu incentivando as pessoas a superar o medo que surge nessas situações. “Ele nos paralisa. Mas qualquer decisão baseada no amor, que é buscar a vida, é bem tomada. Você é uma boa mãe e é uma mãe, mesmo que seus olhos não vejam aquele exame de ultrassom porque não querem mostrá-lo a você, mesmo que seus ouvidos não escutem, você já é uma mãe".

Ao final da parte reivindicatória do evento, foi feita uma ultrassonografia ao vivo de um bebê de 25 semanas e, durante um minuto, escutou-se a batida do coração dele, enquanto soltaram balões ao céu.