No dia 7 de março de 1274, há 750 anos, morreu santo Tomás de Aquino. Abaixo, sete dados sobre o padroeiro da educação católica.

1. Santo Tomás de Aquino: Sob a proteção de são Bento

Segundo o livro Vidas dos Santos do padre Alban Butler, santo Tomás de Aquino recebeu seus primeiros ensinamentos durante vários anos na abadia beneditina de Monte Cassino, onde também viveu são Bento Abade (480-547).

Santo Tomás morreu no convento de Fossanova, pertencente à ordem cisterciense, que é uma ordem beneditina reformada que segue a regra de são Bento.

2. Santo Tomás de Aquino incentivou a vocação da irmã

Quando a nobre família de santo Tomás descobriu que ele havia se juntado aos dominicanos, sua mãe enviou seus filhos militares para prender seu irmão e eles o trancaram em um castelo.

O livro Ano Cristão, do padre Juan Croisset, descreve que uma irmã do santo foi convencê-lo a desistir da vocação, mas acabou com a inquietação vocacional e tornou-se abadessa num convento, onde morreu fiel ao Senhor.

3. O presente que santo Tomás de Aquino recebeu dos anjos

O padre Butler também narra que quando santo Tomás foi feito prisioneiro por seus irmãos, eles contrataram uma prostituta para seduzi-lo. O santo a rejeitou. Dormindo, viu em sonho dois anjos cingindo seu peito com uma corda, símbolo de castidade.

O padre Croisset conta que os seres celestiais ajustaram os seus rins com um cíngulo “e a partir daí, como testemunhou o santo poucos dias antes da sua bendita morte, nunca mais sentiu os incômodos estímulos da carne”.

4. Santo Tomás de Aquino: Aluno de santo Alberto Magno

Santo Tomás foi libertado e depois enviado para estudar sob a orientação de santo Alberto Magno, tornando-se um de seus alunos mais notáveis. Depois da morte de santo Tomás, o então arcebispo de Paris, dom Estêvão Tempier, condenou alguns postulados tomistas e o idoso santo Alberto não hesitou em viajar da Alemanha para França para defender o seu discípulo.

5. Santo Tomás de Aquino: Poeta do Santíssimo Sacramento

Santo Tomás de Aquino escreveu a letra da canção Adoro Te Devote. Em vídeo publicado pelo grupo musical Canto Católico, frei João Emery, dominicano e doutor em Teologia, diz que se trata de “uma composição poética dirigida ao Corpo de Cristo, a Eucaristia, que santo Tomás provavelmente usava depois de celebrar a santa missa”.

“Todas estas obras poéticas dirigidas à Eucaristia deram a santo Tomás o nome de poeta do Santíssimo Sacramento e por isso é representado com a eucaristia no peito que brilha, alguns pensam que é um sol”, disse.

6. Santo Tomás de Aquino teve experiências místicas com Cristo e a Virgem

O Ano Cristão conta que santo Tomás tinha muita confiança na Mãe de Deus e por isso era considerado o “Favorecido de Maria”, que lhe apareceu diversas vezes. Ele também teve experiências de êxtase, “algumas delas durando três dias inteiros”.

Certa ocasião, santo Tomás estava orando diante de um crucifixo. Naquele momento ele entrou em êxtase e Cristo lhe disse: “Tomás, você escreveu bem sobre mim, com o que quer que eu o recompense?” O humilde santo respondeu: “Senhor, com mais nada além de ti mesmo”.

7. Uma chave de santo Tomás de Aquino para crescer no amor a Deus

Numa reflexão sobre os mandamentos, santo Tomás disse que “por experiência sabemos que, quando suportamos provações difíceis por alguém que amamos, o amor não desmorona, mas cresce... E assim os santos, que suportam as contrariedades por Deus, são fortalecidos em seu amor por isso”.

Mais em

“Consequentemente, os fiéis, quanto mais aflições suportam por Deus, mais se elevam no amor por Ele: “As águas aumentaram (isto é, as tribulações) e levantaram a arca” (Gn 7, 17), isto é, a Igreja, ou a alma dos justos”, disse.