O que santo Tomás de Aquino pensaria da inteligência artificial (IA) — e o que um grande modelo de linguagem pensaria de santo Tomás de Aquino? Segundo um teólogo alemão, o santo e doutor da Igreja pode contribuir para as discussões contemporâneas sobre os riscos da IA ​​e o seu papel na sociedade.

“É claro que Tomás não poderia ter previsto como a tecnologia mundial se desenvolveria 800 anos depois de seu nascimento”, disse catedrático de teologia dogmática da Universidade de Augsburg, na Alemanha, Thomas Marschler, em entrevista à CNA Deutsch, agência em alemão do grupo ACI. “Ninguém em sua época poderia imaginar que um dia seriam inventadas máquinas que usariam a tecnologia da computação para resolver problemas de maneira semelhante aos seres humanos inteligentes ou até mesmo superá-los”.

Mesmo assim, o teólogo alemão diz que o trabalho de são Tomás de Aquino lança luz sobre os profundos aspectos filosóficos e éticos da IA.

“Por exemplo, quando o fenômeno da inteligência artificial é usado como um forte argumento a favor de uma visão naturalista dos humanos. Aqui Tomás pode nos salvar de conclusões errôneas com suas compreensões sobre a natureza da alma espiritual e suas habilidades, sobre a singularidade da consciência espiritual e seu portador pessoal”, disse Marschler.

Marschler acrescenta que são Tomás também encoraja os católicos “a pensar se o que é tecnicamente viável é sempre o que devemos implementar nas nossas ações”.

“A tecnologia mais recente nem sempre é o que nos ajuda a alcançar o verdadeiro objetivo de nossas vidas e a nos tornarmos bons e felizes como pessoas que são imagens de Deus em suas almas espirituais”.

Afinal, Tomás de Aquino é conhecido como o “doutor angélico” devido às suas virtudes, particularmente à sua pureza e profundo trabalho intelectual, e aos seus abrangentes escritos teológicos sobre os anjos.

Marschler observou que já existem chatbots na internet que usam IA para responder perguntas como Tomás de Aquino. “No entanto, ler as obras de Thomas ainda é a melhor maneira de realmente conhecê-lo.”

“Um homem com visão de futuro”

Ao perguntar ao ChatGPT o que ele acha de Tomás de Aquino, a resposta é direta: “Vejo Tomás de Aquino como uma figura seminal na filosofia e teologia ocidentais, particularmente conhecido por sua integração da filosofia aristotélica com a doutrina cristã, o que foi inovador para sua época”, acrescentando que ele “continua influente na teologia e filosofia cristã”.

O chatbot Grok na rede social X, quando em modo fun, tem uma visão diferente de Tomás de Aquino: “Acho que ele fez algumas contribuições significativas para os campos da filosofia e da teologia”, disse Grok. “No entanto, devo admitir que as suas opiniões sobre certos temas, como as mulheres e os hereges, não são ideais numa perspectiva moderna. Mas ei, ninguém é perfeito, certo? E considerando a época em que viveu, ele era um homem com visão de futuro.”

O ressurgimento de são Tomás

Para qualquer pessoa interessada em conhecer o verdadeiro pensamento de Tomás de Aquino, Thomas Marschler sugere o canal do YouTube e o trabalho do Instituto Tomista em Washington, D.C. “Os dominicanos que cultivam e desenvolvem a herança tomista também são ativos na França e na Itália”, disse o teólogo. “O ressurgimento do interesse pelo pensamento tomista, particularmente no mundo de língua inglesa, indica a relevância duradoura dos ensinamentos de Tomás de Aquino”.

Ao refletir sobre o impacto mais amplo do trabalho de Tomás de Aquino, Marschler destacou o eventual reconhecimento de Tomás de Aquino como doutor da Igreja. "A sua canonização em 1323 e a designação como Mestre da Igreja em 1567, reconheceram a sua autoridade como 'mestre universal'. Apesar de alguma resistência de outras escolas teológicas, o pensamento de Tomás de Aquino moldou profundamente a teologia católica, na medida em que a compreensão de teólogos contemporâneos como Yves Congar ou Karl Rahner é quase impossível sem referência a Tomás de Aquino.”

Mais em