A irmã Mary Kenneth Keller foi uma freira pioneira na computação cujo conhecimento avançado de tecnologia a levou a prever o uso que fazemos hoje de ferramentas de inteligência artificial como o Chat GPT.

Nascida em Cleveland, Ohio, EUA, em 1913, ingressou na congregação das Irmãs da Caridade da Bem-Aventurada Virgem Maria aos 19 anos. Em 1940, emitiu os votos perpétuos.

Junto com sua atividade religiosa, ela estudou na Universidade DePaul em Chicago, onde se especializou em Matemática e Física. Depois, recebeu um Ph.D. da Universidade de Wisconsin por sua tese "Inferência indutiva dos modelos gerados pelo computador".

A freira se tornou a primeira mulher a se ter doutorado em ciências da computação nos EUA.

Junto com seus colegas John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz, ela criou uma linguagem de programação chamada BASIC (Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes, na sigla em inglês).

O objetivo da BASIC era tornar a programação mais fácil para alunos e professores que não eram especialistas em ciências.

A irmã Kenneth estava convencida de que as novas tecnologias deveriam ajudar a tornar as informações cada vez mais acessíveis a todas as pessoas e não apenas a alguns cientistas.

A professora e cientista Denise Gürer diz em seu artigo Pioneering Women In Computer Science que a irmã Kenneth acreditava que “estamos vivendo uma explosão de informação, entre outras coisas, e está claro que a informação é inútil se não estiver disponível”.

Assim, em 1968, ela ajudou a estabelecer o College and University Eleven-Thirty Users Group, um programa para promover o uso de computadores na educação.

A freira estava ciente do potencial que uma nova tecnologia chamada inteligência artificial poderia ter no campo da educação.

Ela disse que "pela primeira vez podemos simular mecanicamente o processo cognitivo. Nós podemos estudar inteligência artificial". Segundo ela, o computador "pode ​​ajudar as pessoas no aprendizado".

“À medida que teremos alunos cada vez mais maduros e em maior número com o passar do tempo, esse tipo de ensino provavelmente será cada vez mais importante”, disse.

A inteligência artificial combina algoritmos para executar tarefas que requerem inteligência humana.

Esta tecnologia se baseia na criação de modelos matemáticos e algoritmos que permitem aprender e tomar decisões com base nos dados fornecidos.

Atualmente, o GPT Chat é um dos sistemas de inteligência artificial mais populares. Tem a capacidade de processar e entender a linguagem humana para gerar respostas coerentes sobre qualquer assunto.

Alguns especialistas católicos afirmaram que essa tecnologia "tem bons usos"; no entanto, pedem para "estar vigilantes" dada a incerteza de não saber como foi treinada.

Confira também:

Mais em