Hoje (7), faz 750 anos da morte de santo Tomás de Aquino, padroeiro da educação católica, que fez uma profecia e uma oração antes de morrer. O santo teria dito a letra da canção Adoro te Devote, que é cantada até hoje em toda a Igreja.

No relato da morte de santo Tomás escrito pelo frei Guillermo de Tocco, biógrafo do santo, e publicado pelo site tomasdeaquino.org, administrado pelo Instituto do Verbo Encarnado, está descrito que o Doutor Angélico ia para Roma, mas com problemas de saúde.

Passando pela abadia de Fossanova dos monges cistercienses, ao sul de Roma, ele concordou em ficar lá para recuperar as forças.

No claustro, ele disse ao companheiro a seguinte profecia: “Reginaldo, meu filho, aqui será meu descanso para sempre, aqui viverei porque assim o desejei”. Com isso, os frades dominicanos que o acompanhavam começaram a chorar

Com o passar dos dias, santo Tomás, acamado, foi piorando cada vez mais. Alguns monges, vendo que a sua hora se aproximava, pediram-lhe que lhes deixasse uma lembrança. Ele, apesar da sua condição, continuou sendo um grande educador e fez-lhes uma breve reflexão sobre o Cântico dos Cânticos, livro do Antigo Testamento com canções e poemas sobre o amor.

Santo Tomás pediu que lhe dessem a comunhão. Ao ver chegar o Santíssimo Sacramento, não se importou com a sua condição e prostrou-se no chão com lágrimas nos olhos para receber o seu Senhor.

Depois de comungar, foi-lhe perguntado se acreditava em Jesus Eucaristia e ele respondeu entre lágrimas com uma profunda profissão de fé.

“Se nesta vida pode haver um conhecimento deste Sacramento maior que o da fé, nisso respondo acreditar firmemente e sem qualquer dúvida que Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Filho de Deus Pai e da Virgem Mãe. E, assim, creio de todo o coração e confesso com a minha boca tudo o que o sacerdote afirmou sobre este Santíssimo Sacramento”, disse

Frei Tocco descreve que o santo “pronunciou outras palavras cheias de devoção, das quais os presentes não conseguiam se lembrar, mas que se acredita terem sido estas: ‘Adorote devote...’”. Essas palavras são o início da bela canção “Adoro Te Devote”, escrita por santo Tomás e que costuma ser cantada na adoração eucarística.

A oração de São Tomás de Aquino antes de morrer

Depois, o santo aproximou-se ao Santíssimo Sacramento e fez esta oração: “Recebo-Vos a Vós, preço da redenção da minha alma, recebo-Vos, viático da minha peregrinação. Por vosso amor estudei, vigiei e gastei-me; preguei-vos, ensinei-vos e nunca manifestei nada contra vós, e se aconteceu foi sem querer e não persisto nessa opinião. E se disse alguma coisa errada contra este Sacramento ou qualquer outra coisa, submeto-me inteiramente à correção da Santa Igreja de Roma, em cuja obediência deixo agora esta vida".

Finalmente, santo Tomás pediu que no dia seguinte lhe fosse concedido o sacramento da extrema unção. Pouco depois, em 7 de março de 1274, morreu, com 49 anos de idade.