No último fim de semana, de 23 a 25 de fevereiro, 30 cristãos foram mortos ou sequestrados em três países ao redor do mundo. A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) informou que em Burkina Faso, na Etiópia e no Haiti houve um “terrível fim de semana de perseguição cristã”.

Na cidade de Essakane, na diocese de Dori, Burkina Faso, 15 cristãos foram mortos e outros dois foram feridos por terroristas durante a reunião para a oração dominical de 25 de fevereiro.

Segundo informações da diocese enviadas à ACN, 12 vítimas morreram no local do ataque e outras três morreram num hospital local em consequência dos ferimentos. A diocese de Dori pediu orações pelas vítimas e suas famílias, mas também pelos criminosos:

“Neste momento doloroso, convidamos você a orar por aqueles que morreram na fé, para que descansem no Senhor; para a cura dos feridos e para o consolo dos que sofrem”, disse a Igreja local.

“Rezemos também pela conversão daqueles que continuam semeando a morte e a desolação em nosso país. Que os nossos esforços de penitência e oração durante este período abençoado da Quaresma tragam paz e segurança ao nosso país, Burkina Faso”, acrescentou a diocese de Dori.

A fundação pontifícia disse que a situação em Burkina Faso piorou nos últimos anos por causa do aumento do extremismo islâmico, situação que se repete em vários países do continente.

Mais sequestros no Haiti

Poucas semanas depois do sequestro de um ônibus que transportava seis freiras da Congregação das Irmãs de Santa Ana, em Porto Príncipe, Haiti, foi registrado no país caribenho o sequestro de seis monges e um padre.

A capital haitiana é assolada pelo controle de vários grupos criminosos. Os seis membros da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração foram sequestrados quando se dirigiam ao colégio João XXIII, administrado pela ordem. Uma professora que estava com eles também foi levada.

Em um comunicado enviado à ACN, a congregação disse que a escola “fecha as suas portas até novo aviso”.

“As demais instituições dos Irmãos do Sagrado Coração em todo o país continuarão o trabalho de sensibilização da nova geração para os valores da convivência em harmonia, com vistas ao surgimento de uma nova sociedade mais humana, mais solidária e mais unidos”, acrescentou.

No mesmo domingo, um padre foi sequestrado em sua paróquia junto com alguns fiéis depois da missa. Fontes locais disseram à ACN que todos foram libertados no final do dia.

Assassinatos na Etiópia

A fundação pontifícia também recebeu a notícia de que quatro monges foram sequestrados e mortos por homens armados na quinta-feira (22). Os monges pertenciam ao mosteiro ortodoxo etíope de Zequala, muito próximo da capital, Adis Abeba.

O mosteiro foi atacado no contexto de confrontos violentos entre grupos armados e o governo etíope, como confirmado pela Igreja Ortodoxa Etíope. A ACN disse que não foi capaz de confirmar qual dos grupos executou o massacre.