Cristãos em 13 países ao redor do mundo estão sofrendo perseguição extrema, segundo a Lista Mundial da Perseguição 2024 divulgada por Portas Abertas, uma organização cuja missão é atender os fiéis em países onde há qualquer ameaça às suas vidas ou à sua liberdade de crer e render culto a Jesus.

A nova lista foi publicada na terça-feira (16) e reflete uma situação cada vez pior para os cristãos em todo o mundo.

Em 2023, por exemplo, havia 11 nações onde os cristãos estavam sendo perseguidos de forma extrema. Este ano, foram acrescentadas a Arábia Saudita e a Síria.

A lista é composta por 50 países no total: 13 onde os cristãos sofrem perseguição extrema e outros 37 onde a perseguição é severa.

Além disso, a organização apresentou uma lista complementar de países sob observação, onde a perseguição pode piorar. Esses países incluem a Rússia (62º), Honduras (66º), Venezuela (67º), Ucrânia (77º) e Israel (78º).

Segundo Portas Abertas, a Nicarágua é o país que mais subiu na lista em relação à sua posição no ano passado (do 50º lugar em 2023 para o 30º lugar em 2024). A Colômbia também aparece no ranking, embora tenha caído 12 posições em relação a 2023 (de 22º para 34º).

No país sul-americano, diz a organização, "os líderes religiosos continuam a ser assediados, extorquidos e assassinados em conflitos de disputa por territórios entre guerrilhas armadas, cartéis de drogas e outros grupos armados".

" Cristãos e líderes religiosos que ousam falar publicamente sobre a corrupção e a violência são alvos de ataque. Os seguidores de Jesus que trabalham com jovens ou defendem os direitos humanos e ambientais também são visados por grupos armados", acrescenta.

Outros países latino-americanos no ranking são Cuba (22º) e México (37º).

A Lista Mundial da Perseguição 2024 é liderada pela Coreia do Norte, onde, segundo Portas Abertas, ser descoberto como cristão "é efetivamente uma sentença de morte". O regime comunista norte-coreano envia os seguidores de Jesus para campos de trabalho forçado, onde são mortos na hora ou enfrentam torturas às quais poucos sobrevivem.

"Acredita-se que haja dezenas de milhares de cristãos mantidos em campos de trabalho forçado no país", diz a organização. Acrescenta que "é impossível para cristãos viverem livremente na Coreia do Norte. É quase impossível para cristãos se reunirem ou se encontrarem para cultuar. Aqueles que arriscam se encontrar devem fazer isso em sigilo absoluto — e sob enorme risco”.

O topo da lista apresentada por Portas Abertas é completado por Somália (2ª posição) e Líbia (3ª posição). No total, 365 milhões de cristãos em todo o mundo sofrem perseguição por causa de sua fé (um em cada sete, em todo o mundo).