A Santa Sé costuma suspender as Audiências Gerais do papa Francisco só em duas ocasiões: durante o mês de julho e na semana em que o papa faz os seus exercícios espirituais quaresmais.

Da tarde de ontem (18), a sexta-feira (23), o papa Francisco faz pessoalmente o seu retiro espiritual quaresmal no Vaticano. Por isso, todos os seus compromissos foram suspensos, inclusive a Audiência Geral de quarta-feira (21)

O papa convidou também os cardeais residentes em Roma, os chefes do dicastério e os superiores da cúria “a se unirem de maneira pessoal a este tempo de oração”.

O papa Francisco também os exortou a “suspender o trabalho e recolher-se em oração durante a primeira semana da Quaresma" para se preparar para a Semana Santa.

Do início de julho até a primeira semana de agosto, a agenda do papa também costuma ficar suspensa devido ao habitual período de férias de verão. Durante esse período, o papa Francisco também não faz audiências privadas.

O que é a Audiência Geral?

A Audiência Geral é um importante evento semanal que acontece todas as quartas-feiras e que, juntamente com o Ângelus dos domingos e as celebrações do ano litúrgico, representam o coração espiritual do magistério petrino do papa Francisco.

São encontros com pessoas de todo o mundo, mesmo não católicos, que dão ao papa a oportunidade de dar uma catequese simples, mas profunda sobre a fé cristã que pode ser na Praça de São Pedro ou na Sala Paulo VI no Vaticano, dependendo da época do ano.

Atualmente, o papa Francisco faz um ciclo de catequeses sobre “vícios e virtudes” e nas últimas audiências refletiu sobre algumas tentações como a acídia, a luxúria ou a avareza.