A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou o “Caminho Quaresmal”, uma série de vídeos disponível na internet com propostas de “de oração, jejum e caridade” para o Tempo da Quaresma. O primeiro episódio foi transmitido na quarta-feira de cinzas, com o arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, primeiro vice-presidente da CNBB.

No vídeo, dom João Justino diz que a Quaresma pode ser compreendida “com um grande retiro espiritual do povo de Deus, em preparação às festas pascais”.

“A Quaresma é tempo propício para rever a qualidade da nossa vida cristã”, disse o arcebispo. “Devemos escutar com mais frequência a Palavra de Deus, intensificar a oração cotidiana, junto dos exercícios quaresmais do jejum e da esmola, tudo para revitalizar o nosso compromisso batismal, a fé cristã”.

Segundo o arcebispo de Goiânia, “vive-se a Quaresma na perspectiva do perdão dos pecados e de uma vida nova, com o olhar fixo em Jesus Ressuscitado vencedor da morte”.

O “Caminho Quaresmal” será divulgado nas redes sociais da CNBB aos domingos, com meditações em vídeos, “para proporcionar aos católicos a vivência, durante os dias do tempo quaresmal, um grande retiro espiritual”, diz a CNBB.