As paróquias da cidade de Parauapebas (PA) criticaram a decisão da prefeitura local de fazer um carnaval fora de época durante a Quaresma, um “importante momento de reflexão para a comunidade católica em todo o mundo”. O carnaval na cidade vai acontecer entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março.

Em uma carta aberta publicada ontem (15) as paróquias Cristo Rei, Nossa Senhora de Nazaré, Perpétuo Socorro, São Francisco de Assis e São Sebastião disseram ter recebido “com profunda tristeza e indignação a informação sobre a mudança do Carnaval da cidade”.

A programação do carnaval em Parauapebas contou com um “esquenta” entre os dias 10 e 13 de fevereiro, mas a programação principal está marcada para 29 de fevereiro a 3 de março, com concurso de rainha, blocos, escolas de samba e apresentações de artistas locais.

As paróquias da cidade disseram que “a Igreja entende e enxerga as manifestações culturais como parte integrante da dignidade do ser humano, ressaltando que também a cultura deve promover educação e valores que colaborem para o crescimento das pessoas e da sociedade”.

Mas, afirmaram que “entristece ver que, seja por falta de planejamento, seja por desprezo ao Sagrado e suas instituições, a Prefeitura opte por mudar a data do carnaval – e todas as suas manifestações – para um período em que a sociedade é convocada, justamente, a se arrepender e converter-se de suas condutas”.

Segundo as paróquias, “a Prefeitura sequer cogitou a possibilidade de conversar com a sociedade sobre a questão” e agiu “arbitrariamente”.

“A Igreja anseia pelo diálogo e pelo respeito as instituições, como frisou o papa Francisco em seus últimos pronunciamentos. Mas, para isso, se faz necessário que a Prefeitura também esteja disposta a ouvir e atender as demandas desta instituição que representa parcela significativa dos moradores de Parauapebas”, concluiu a carta aberta.