O arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira, lamentou o uso da figura de Nossa Senhora de Nazaré no desfile da escola de samba Império de Casa Verde, em São Paulo (SP), e pediu respeito à devoção mariana e à fé católica. A escola homenageou a cantora paraense Fafá de Belém e o carro abre-alas tinha uma réplica da berlinda usada para carregar a imagem de Nossa Senhora durante o Círio de Nazaré em Belém (PA). Dentro da réplica, estava a filha da cantora, Mariana Belém, vestida de Nossa Senhora e sambando.

“Nós temos que dizer que foi uma absoluta falta de bom-senso, que foi um gesto lamentável tanto da escola de samba como da cantora que se prestou a fazer este desserviço à nossa devoção a Nossa Senhora de Nazaré”, disse o arcebispo em vídeo publicado hoje (14) nas redes sociais da arquidiocese de Belém.

O enredo da escola Império de Casa Verde foi “Fafá, a cabocla mística em rituais da Floresta”. Segundo o site ‘Carnavalesco’, a homenagem à cantora foi “em uma proposta diferente” ao que os desfiles costumam fazer. “A religiosidade da artista, que tem a mente aberta para agregar a positividade de diferentes crenças, teve papel fundamental no desenvolvimento dos rituais apresentados ao longo do desfile. Festas tradicionais da região Norte do Brasil como o Círio de Nazaré, a Pajelança e o famoso Festival Folclórico de Parintins estiveram presentes ao longo de toda a narrativa”, diz o site. O carro abre-alas da retratou o “Círio de Nazaré indígena”.

Dom Alberto Taveira disse que “não houve qualquer consulta à Igreja Católica” sobre o uso da figura de Nossa Senhora de Nazaré e que, “se houvesse essa consulta, nós aconselharíamos de não usar esse tipo de figuras”. “Foi o uso da liberdade das pessoas responsáveis por esta escola de samba ou da figura artística que se julgou no direito de fazer isso”, acrescentou.

“Ao lamentar, nós pedimos que todas as pessoas que se responsabilizaram por tais atitudes tenham a bondade de rever os seus modos de agir, as suas ações, que nós não façamos isso em outras ocasiões, nós respeitemos nosso modo de devoção a Nossa Senhora, respeitemos a nossa fé cristã católica”, disse o arcebispo.

Dom Taveira recordou que várias pessoas, “de todos os setores da sociedade”, se manifestaram contra o uso da figura de Nossa Senhora pela escola de samba e classificou essas reações como “mais do que natural”. Essas reações, disse o arcebispo, “não são de pessoas ignorantes, até porque nós não podemos dizer que são ignorantes aqueles que acreditam, como nós acreditamos, não são pessoas invejosas, são pessoas retas, corretas, importantes e que nós levamos em conta”.

Nas redes sociais, internautas comentaram o vídeo que mostra o carro alegórico e o classificaram como desrespeitoso.

Ao final de seu pronunciamento sobre o uso da figura de Nossa Senhora de Nazaré no Carnaval, dom Alberto Taveira pediu que “Deus abençoe a todos e que Ele mesmo ilumine, com ação do seu Espírito Santo, para que nós valorizemos e respeitemos tudo aquilo que é nosso patrimônio mais sagrado”.