Dois padres da Congregação dos Filhos Missionários do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), sequestrados na Nigéria no início deste mês, foram soltos e levados a um hospital para receber cuidados médicos.

O padre Kenneth Kanwa e o padre Jude Nwachukwu foram sequestrados no dia 1º de fevereiro na casa paroquial da paróquia de São Vicente de Paulo Fier, na diocese de Pankshin, no estado nigeriano de Plateau.

Numa entrevista à mídia local Channels TV, o padre Polycarp Lubo, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN, na sigla em inglês) em Plateau, confirmou a libertação e informou que ambos foram soltos “nas primeiras horas” de 8 de fevereiro.

Embora não tenha podido revelar “se foi pago um resgate para garantir a libertação dos sacerdotes”, Lubo informou que “eles foram levados ao hospital para exames médicos”.

O responsável de relações públicas do Comando de Segurança do Estado de Plateau, Alfred Alabo, também confirmou a libertação.

"Nenhum suspeito está sob custódia da polícia ainda, pois os que foram presos pelos vigilantes locais nunca foram entregues à polícia", disse ele.

O padre Dominic Ukpong, secretário provincial dos Claretianos, denunciou o sequestro dos seus dois sacerdotes num comunicado de 2 de fevereiro, pedindo “orações neste momento difícil pela sua segurança e rápida libertação do cativeiro”.

Desde 2009, o Boko Haram, grupo radical muçulmano, usa a violência na tentativa de transformar a nação mais populosa de África num Estado islâmico, apesar de cerca de 50% dos habitantes serem cristãos. Vários grupos islâmicos e gangues criminosas vêm fazendo ataques indiscriminados contra cristãos, sequestros para resgate e, em alguns casos, assassinatos.