A Santa Sé assinou um acordo com a Itália ontem (8) para que o Hospital Pediátrico Bambino Gesù (Menino Jesus), conhecido como “Hospital do Papa”, tenha uma nova sede.

Em uma nota publicada ontem (8) pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, e Alfredo Mantovano, subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros da Itália, assinaram uma "declaração de intenções" em relação ao emblemático centro de saúde.

O texto reconhece “o nível de absoluta excelência no campo da saúde pediátrica e da pesquisa biomédica nacional e internacional” do hospital, que terá a sua nova sede “na zona do antigo hospital Carlo Forlanini, em Roma, um dos locais “mais adequados” para o projeto.

A declaração estabelece alguns pontos específicos como “a aquisição - por um preço a ser estabelecido - pela Santa Sé da área e do edifício conhecido como 'complexo Forlanini' da Região Lazio; a concessão pela Santa Sé ao INAIL do direito de superfície, por um período e um valor a ser acordado entre as partes; a construção do novo hospital pelo INAIL; o aluguel do novo complexo hospitalar pelo INAIL, em troca de uma taxa que remunere o investimento do INAIL”.

INAIL é o Instituto Nacional de Seguros de Acidentes de Trabalho. O seu site diz que “é uma entidade pública sem fins lucrativos que gere seguros públicos e obrigatórios de acidentes de trabalho e doenças profissionais”.

A assinatura da declaração ocorreu no âmbito de um congresso que celebrou os 40 anos da assinatura da Concordata entre a Itália e a Santa Sé, feita em 18 de fevereiro de 1984.

Segundo o Vatican News, Alfredo Mantovano disse aos jornalistas que a declaração “é o resultado do desejo comum de dar espaços adequados, sobretudo às crianças que têm patologias graves, aos seus familiares, aos médicos que curam as crianças, e à atividade de pesquisa”.

O subsecretário de Estado italiano disse que se trata de um percurso “bastante complexo do ponto de vista jurídico e econômico, mas que respeita integralmente o espírito da Concordata”.

Para concluir, Mantovano disse que o objetivo é abrir a nova sede antes do ano 2030, dotar o “Hospital do Papa” de espaços “pelo menos quatro vezes maiores que os atuais que hoje não permitem ao hospital desenvolver o potencial pelo qual é conhecido em todo o mundo”.

Fundado em 1869 pela Duquesa Arabella Salviati, o Bambino Gesù foi doado ao papa Pio XI em 1924, para lhe dar um futuro mais estável.

Embora o hospital fique em Roma, o emblemático centro de saúde fica numa área extraterritorial administrada pela Santa Sé.